Prefeitura de Correia Pinto emite nota após suspensão de voos da Azul
As operações da Azul serão suspensas em março
• Atualizado
A Prefeitura de Correia Pinto, na Serra Catarinense, emitiu uma nota nesta quinta-feira (09), a respeito do anuncio feito pela companhia Azul Linhas Aéreas informando a suspensão das operações no Aeroporto Regional da Serra Catarinense.
Confira a nota de Correia Pinto na íntegra
A Prefeitura Municipal de Correia Pinto vem a público manifestar sua preocupação diante da notícia da suspensão dos voos do Aeroporto Regional da Serra Catarinense. Essa decisão representa uma perda significativa para toda a região da Serra Catarinense.
Estamos tomando todas as medidas possíveis para reverter essa situação. Já entramos em contato com a bancada parlamentar da Serra Catarinense, a Associação Empresarial de Lages (ACIL), deputados estaduais e o Governo do Estado, buscando apoio e articulação para garantir a continuidade das operações no aeroporto.
O Aeroporto Regional é um equipamento estratégico para o desenvolvimento econômico e social, não só de nossa cidade, mas de toda a região. Sua operação é essencial para atrair investimentos, fomentar o turismo e proporcionar melhores condições de mobilidade para a população e para as empresas.
Reforçamos nosso compromisso em lutar pela manutenção dos voos e em unir esforços para proteger os interesses de Correia Pinto e da Serra Catarinense.
Azul explica o motivo da suspensão
De acordo com a Azul, a suspensão acontece a partir do dia 10 de março de 2025. A companhia explicou que a decisão foi tomada devido a uma série de fatores, como o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e pela alta do dólar. Além disso, a disponibilidade de frota e os ajustes entre oferta e demanda também influenciaram a suspensão.
No entanto, a Azul destacou que continuará operando normalmente em outras cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Jaguaruna, Joinville, Navegantes e Chapecó.
Posicionamento da Azul:
A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações na cidade de Correia Pinto, a partir do dia 10 de março de 2025 devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Importante ressaltar que os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspensão, segue operando no Estado de Santa Catarina com voos regulares em Florianópolis, Jaguaruna, Joinville, Navegantes e Chapecó, de onde os Clientes poderão se conectar com mais de 11 destinos em voos diretos
Atenciosamente
Por outro lado, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) se manifestou informando que não recebeu qualquer comunicação oficial da companhia sobre a interrupção das operações.
Posicionamento da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF):
A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) não recebeu nenhuma comunicação oficial da Azul Linhas Aéreas sobre a interrupção das operações da empresa no Aeroporto Regional da Serra Catarinense – Correia Pinto.
Em novembro de 2024, a Azul anunciou o aumento de quatro para seis operações semanais e qualquer manifestação oficial da empresa sobre mudanças em suas atividades será avaliada pela secretaria e gabinete do governador.
Diante das manifestações extraoficiais sobre a interrupção das operações da Azul em Correia Pinto, o gabinete do governador Jorginho Mello e a SPAF estão buscando informações junto à direção da empresa. Tão logo se tenha novas informações será possível avaliar as ações necessárias para manter as operações de aviação comercial na Serra Catarinense.
O encerramento das operações gerou grande preocupação na Serra Catarinense. Antônio Wiggers, presidente da Associação Empresarial de Lages (ACIL), se posicionou sobre o impacto da decisão e destacou a importância da continuidade dos voos para o desenvolvimento da região.
Realmente nós temos hoje uma notícia muito desagradável, que terá impacto em toda a Serra Catarinense. Trata-se do encerramento das atividades da Azul no aeroporto de Correia Pinto, em 10 de março. Não sabemos exatamente as motivações, mas certamente são econômicas, e é claro que a gente não quer que a operação dê prejuízo, a operação tem que dar lucro. O que não acreditamos, pois em dezembro a Azul aumentou a quantidade de voos, e neste dezembro, com o aumento de voos, o índice de ocupação ainda se manteve acima dos 70%. A CIO, as demais entidades empresariais, estão empenhadas para que isso não aconteça. Estamos trabalhando e conversando nisso já.
Justamente quando o turismo e outras atividades empresariais aqui da região estão despontando de forma exponencial. Não existe nenhuma cidade ou nenhuma região no mundo que se desenvolveu sem o aeroporto. Então, por isso, ele se torna essencial para a gente.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO