Polícia Militar Ambiental resgata macaco-bugio ferido em São José do Cerrito
Ao chegarem no local, os policiais constataram que o animal apresentava ferimentos e estava visivelmente debilitado
• Atualizado
A Polícia Militar Ambiental realizou, na tarde da última terça-feira (23), o resgate de um macaco-bugio que foi localizado no perímetro urbano do município de São José do Cerrito. A guarnição foi acionada para averiguar a presença do primata e prestar o suporte necessário.
Polícia Militar Ambiental resgata macaco-bugio ferido; atendimento e resgate
Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o animal apresentava ferimentos e estava visivelmente debilitado. Os sinais de fraqueza indicavam que o bugio necessitava de intervenção imediata. A equipe efetuou a captura seguindo os protocolos de manejo de fauna silvestre para garantir a segurança da guarnição, da comunidade e do próprio animal.
Encaminhamento
Após ser retirado do local, o primata foi encaminhado ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, unidade especializada em atendimento médico-veterinário para animais silvestres.
No centro, o macaco-bugio passou por uma avaliação clínica detalhada por especialistas. Devido à gravidade dos ferimentos apresentados e ao estado crítico de saúde, a equipe médica veterinária realizou o procedimento de eutanásia. O animal não sobreviveu à gravidade das lesões.
A Polícia Militar Ambiental ressalta a importância da comunicação imediata de ocorrências envolvendo a fauna silvestre em áreas urbanas para garantir o manejo adequado e a proteção da biodiversidade regional.
Confira vídeo
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO