Educação Compartilhar
Programa Nascer

Pesquisadoras da Udesc Lages vencem regional com projeto de produção de anticorpos

Elas representarão a cidade de Lages na final do Programa Nascer em 2025

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Orion Parque – Karol Kitabayashi | Rafael Peletti
Foto: Orion Parque – Karol Kitabayashi | Rafael Peletti

As pesquisadoras Sandra Davi Traverso, Cláudia Pies Biffi e Camila Martins Conti, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foram as vencedoras da etapa regional do Programa Nascer, que visa transformar ideias em negócios.

Elas representarão a cidade de Lages na final do Programa Nascer em 2025 e disputarão um prêmio de R$ 220 mil. O projeto das pesquisadoras, chamado Y Corps, visa o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para produção de anticorpos para serem usados em pesquisas.

A ideia soluciona um problema atual dos pesquisadores, que é a necessidade de importação de anticorpos, principalmente dos Estados Unidos. Ela é cara, burocrática, demorada e oferece risco de deterioração do material durante o percurso da importação. 

“O Brasil é ótimo em importar, inclusive insumos, mas está na hora de ganharmos independência. Então, a ideia é produzir anticorpos aqui no Brasil com os nossos patógenos”, explica Sandra Traverso.

Sandra conta que a ideia do projeto “nasceu em conjunto dentro do laboratório, sentindo a dor do problema que é não ter anticorpo. Nós somos essencialmente pesquisadores e professores e não tínhamos a visão comercial. O que nós ganhamos e crescemos dentro do Nascer não tem como mensurar”, avalia ela.

Sandra e Cláudia são professoras da Udesc Lages e Camila é mestranda em Ciência Animal. Elas integram a equipe do Laboratório de Produção e Sanidade Animal (PROS-Animal) da universidade, que oferece suporte técnico e científico ao setor de produção animal, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas produtivos eficientes e sustentáveis.

Na etapa regional, elas competiram com outros 20 projetos, avaliados por uma banca em Lages. Ao todo, neste ano, o Programa Nascer teve recorde de inscrições, totalizando 1,2 mil projetos submetidos e 483 aprovados.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.