Economia Compartilhar
IMPACTO

Pesquisa da Fecomércio aponta queda na intenção de consumo para a Páscoa em Lages

Os dados são da pesquisa divulgada na segunda-feira (31)

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Schaina Marcon

Por Schaina Marcon

Pesquisa da Fecomércio aponta queda na intenção de consumo para a Páscoa em Lages | Foto: Reprodução Internet
Pesquisa da Fecomércio aponta queda na intenção de consumo para a Páscoa em Lages | Foto: Reprodução Internet

A mais recente pesquisa realizada pela Fecomércio SC revelou uma redução expressiva de 27% na intenção de consumo em Lages para a Páscoa de 2025, contrastando com o aumento registrado em outras cidades catarinenses. Enquanto municípios como Florianópolis (+17%), Chapecó (+13,4%) e Blumenau (+10,8%) registraram crescimento na intenção de gasto, Lages destacou-se pela retração.

A pesquisa aponta que o valor médio que os catarinenses pretendem gastar com presentes de Páscoa é de R$233, um aumento nominal de 2,1% em relação ao ano anterior. No entanto, ao considerar a inflação acumulada de 4,7% no período, há uma diminuição real de 2,6% no poder de compra dos consumidores.

Segundo Célio Spagnoli, vice-presidente regional da Fecomércio, os preços elevados dos produtos são o principal fator que influencia a decisão dos consumidores.

“O que a gente ouviu muito dos consumidores foi a questão de preços altos e realmente subiram bastante em relação ao ano anterior. Inflação, juros altos, tudo isso repercutiu bastante e negativamente na intenção de compras do consumidor para esse ano”, explica Spagnoli.

Outro fator determinante é o feriado prolongado, com a coincidência da Páscoa com o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. Um dado relevante é o aumento de 2,6 pontos percentuais no número de pessoas que pretendem viajar durante o feriado, totalizando 14,3% dos entrevistados. Esse aumento reforça a tendência dos consumidores de priorizarem viagens em vez de gastos com presentes de Páscoa.

“Nós temos também uma coincidência de feriados na Páscoa desse ano que emenda com o dia 21 de abril, na segunda-feira que é feriado. E 15% dos entrevistados disseram que vão utilizar esse feriadão para viagens, seja de ônibus, de carro particular, avião, mas a incidência de pessoas com intenção de viajar é muito grande esse ano e, por consequência, trocam o presente mais caro de Páscoa pela viagem que vão fazer”, completa Spagnoli.

A pesquisa revela ainda que 97% dos entrevistados pretendem presentear com chocolates nesta Páscoa, com preferência por ovos de Páscoa industrializados (42,3%). A maioria dos consumidores (80%) planeja fazer suas compras na semana que antecede a celebração, principalmente no comércio de rua (49,3%) e supermercados (40,4%).

***Matéria em colaboração com Handerson Souza/Rádio Clube de Lages

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.