“Pensei em desistir”: candidata à realeza da Festa do Pinhão protesta em discurso; assista
Discurso ocorreu durante as escolhas da rainha e das princesas nesta quarta-feira (12)
• Atualizado
Lages definiu, na noite desta quarta-feira (12), a realeza que representará uma das festas mais populares de Santa Catarina, a Festa Nacional do Pinhão, na Serra Catarinense. Além da beleza e a tradição, um protesto também marcou a noite das 20 jovens que disputavam a tríade real, e do público, que lotou o Mercado Público Municipal.
Antes do anúncio das 10 finalistas, as candidatas precisaram discursar sobre o tema que cada uma sorteou, um dia antes do evento, e sobre temas que marcaram a história e a cultura de Lages. Monumentos históricos, figuras, a culinária típica, as tradições, lendas e empoderamento foram alguns dos sorteados.
A candidata Nathalia Derossi de Lima obteve o tema “a mulher lageana e o empoderamento feminino”. Durante o discurso, a jornalista, de 24 anos, também protestou sobre comentários que as candidatas teriam recebido sobre seus corpos e beleza. Ela contou que recebeu críticas de que não seria digna de disputar a coroa, por conta de sua aparência.
“Esse tema é extremamente importante para mim, pois devido a alguns comentários que eu li sobre as candidatas deste ano e, principalmente, comentários sobre eu não ser digna de estar aqui nesta noite por não estar dentro dos padrões de beleza, confesso que pensei em desistir de estar aqui hoje”, disse Nathalia.
Ela ainda conta que o tema a motivou a continuar na disputa e a exemplificar a importância do empoderamento na vida das mulheres lageanas. “Em um mundo que lucra com a nossa insegurança, estar aqui é a maior prova de empoderamento que eu poderia dar para mim mesma e para a minha cidade”.
“Se não fosse pelo meu tema, talvez eu não estivesse. Acredito que não há forma melhor de exemplificar do que eu estar aqui falando que o empoderamento feminino é sobre deixar ninguém me rotular, sobre não deixar ninguém falar onde eu devo ou não estar, ou o que posso ou não fazer por conta da minha aparência”.
Disse a candidata à realeza da Festa do Pinhão, Nathalia de Lima.
Leia Mais
Veja o discurso da candidata à realeza da Festa do Pinhão:
Conheça a realeza da Festa do Pinhão 2023
A Festa Nacional do Pinhão escolheu a realeza da edição de 2023 na noite desta quarta-feira (12), no Mercado Público de Lages. Mariane de Carvalho Vialli, Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira e Maria Getrudes Brusius foram eleitas, respectivamente, como rainha, 1ª e 2ª princesa.
Além de serem a cara da festa, a realeza representa todos os lageanos, e possui a missão árdua e encantadora nos próximos dias de, juntas, percorrer as principais cidades do Estado e até do Brasil, divulgando a Festa Nacional do Pinhão. As atrações do evento devem ser divulgadas nos próximos dias.
Rainha – Mariane de Carvalho Vialli
A rainha Mariane de Carvalho Vialli tem 24 anos e é filha de Rudivalter Girotto Vialli e de Ane Mary Faccina Carvalho Vialli. Gosta de costurar e criar as próprias roupas, cozinhar, fazer atividades físicas, tocar piano e viajar.
1ª Princesa – Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira
A 1ª Princesa Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira tem 18 anos e é filha de: Lincon Tyrone Menezes de Oliveira e de Joamaira Scos da Rosa. Gosta de ler, escutar música, assistir filmes e séries e passar um tempo com a família.
2ª Princesa – Maria Gertrudes Brusius
A 2ª Princesa Maria Gertrudes Brusius tem 23 anos e é filha de Adonis Alexandre Brusius e de Elisandra Aparecida Marchiori Brusius. Adora realizar pedais em meio a natureza, gosta de sair com amigas, ler bons romances, passear com os cachorros e aproveitar a família.
Conheça a história da Festa do Pinhão
Desde 1973, a Festa do Pinhão divulga a cultura serrana, atrai turistas, movimenta a economia local e divulga a cidade de Lages pelo Brasil afora. A primeira edição foi uma pequena comemoração comunitária, realizada na Praça João Costa, reuniu muita música, dança e pinhão cozido e gratuito a todos.
Como a região possuía muitas araucárias, e colhia-se muito pinhão, decidiu-se que o Pinhão seria o tema da festa. Em 1989 a festa entrou oficialmente para o calendário da cidade, sendo lançada como 1ª Festa Nacional do Pinhão. A partir de então, cresceu e expandiu suas fronteiras, atraindo a cada ano mais e mais público e mais expositores, trazendo shows de grandes nomes do cenário musical nacional.
A celebração da Festa do Pinhão é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lages, com o apoio da iniciativa privada. Um evento importante que enche de orgulho os catarinenses, movimenta a economia local e ainda contribui com a valorização cultural do município de Lages e da região serrana.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO