Pedala Mundo: amigos percorrem Santa Catarina sobre duas rodas
Ciclistas saíram de Dionísio Cerqueira com destino a Laguna
• Atualizado
Um grupo de amigos está percorrendo parte do estado de Santa Catarina sobre duas rodas. Cinco amigos que moram no oeste estão realizando a aventura de bike. O grupo se chama Pedala Mundo e nesta segunda-feira, (20) passaram por Lages completando sete dias de viagem até agora.
Leia Mais
Eles saíram de Dionísio Cerqueira, no extremo oeste no dia 13 de janeiro e de lá pra cá passaram pelas cidades de Campo Erê, Galvão e Xanxerê, no oeste, depois Vargem Bonita, Herval Velho e Campos Novos, no meio oeste até chegar em Lages, na serra. O desafio vai terminar na próxima quarta-feira, (22) quando os ciclistas devem chegar na cidade de Laguna, no litoral sul de SC, completando 800 quilômetros de percurso.
São cinco amigos que resolveram utilizar o período de férias para fazer a viagem. Todos são profissionais liberais e resolveram se unir para praticar esporte e conhecer novos lugares.
O grupo conversou com o repórter da Rádio Clube de Lages, Gabriel Senem. Um dos ciclistas, Edson Luiz Otto, disse que os amigos fizeram uma pausa em Lages para fazer a manutenção das bicicletas e também comprar insumos para a continuação da viagem.
“Nós estamos cruzando o estado de oeste para o leste, no total de 800 quilômetros. A nossa maior dificuldade até agora é a falta de ciclovias nas rodovias. Aqui na região da Serra ainda tem acostamento, mas gente passou em vários trechos em que não tem nem acostamento. E a gente precisa ter uma disciplina muito grande para se manter ali, não pode invadir pista, tem que cuidar muito, tem que usar retrovisor, tem que estar bem sinalizado, roupa colorida, luz atrás, luz na frente e principalmente a atitude de segurança, respeitando o trânsito, respeitando as regras.” Conta o ciclista.
Os ciclistas explicaram que eles se organizaram com antecedência na reserva de pousadas para os pernoites e também com a alimentação.
“A principal refeição é a janta, porque a gente precisa se nutrir bem, ter tempo de digestão para, no dia seguinte, ter energia e pedalar. E se hidratar muito bem no caminho.” Disse Edson Luiz.
Outra questão bastante importante é a vestimenta para se manter tanto tempo pedalando.
“Tem que estar bem equipado, roupa bem sinalizada, com as cores vivas para que os motoristas nos vejam, sapatilha, calçado confortável, luvas, capacete obrigatório, óculos de segurança e outros itens essenciais para manter a segurança durante o percurso.” Explica.
O grupo possui uma página na rede social para quem quiser acompanhar a viagem dos cinco amigos, o endereço do Instagram é o PedalaMundo.
“É onde a gente coloca todas as informações referentes à viagem, alguns perrengues que a gente passa, coisas boas, coisas bonitas que a gente vê também pelo caminho e também algumas dicas.” Finaliza Edson.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO