Pavimentação da Serra do Corvo Branco atinge 35% de conclusão
Os trabalhos na Serra do Corvo Branco estão em ritmo acelerado
• Atualizado
A obra de pavimentação de um trecho de quase 10 quilômetros da SC-370, que liga Urubici a Grão-Pará, alcançou 35% de conclusão, marcando um avanço significativo para o turismo e o escoamento da produção no Sul e Planalto catarinense. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo R$ 50 milhões nesta iniciativa tão aguardada.
Leia Mais
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, realizou uma vistoria nas obras, acompanhado por técnicos da SIE e pelo coordenador regional, Ricardo Costa. Comper destacou a importância da obra como parte do Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello, que contempla cerca de 50 empreendimentos em todo o estado. “Santa Catarina virou um canteiro de obras e, apesar de toda a dificuldade e complexidade desta obra, ela avança dentro do cronograma”, afirmou o secretário.
Detalhes dos trabalhos em andamento
Os trabalhos na Serra do Corvo Branco estão em ritmo acelerado, com diversas frentes de serviço ativas:
- Limpeza e Retirada de Material: Entre os quilômetros 102 e 104,4, estão sendo realizadas ações de limpeza, retirada de material, corte, fresagem e rompimento de encosta.
- Contenção de Encosta: Do km 101,5 ao 101,7, está em andamento a perfuração do solo para instalação de tela de contenção e projeção de concreto no solo grampeado.
- Barreira de Contenção: A execução da Barreira de Contenção New Jersey ocorre do quilômetro 100,6 ao 101,4.
- Retaludamento (Processo de terraplanagem): No quilômetro 99,7, está sendo realizado o retaludamento com pedra colocada mecanicamente.
- Desmonte de Rocha: No quilômetro 103,9, há perfuração para desmonte de rocha.
Etapas da Obra e Aceleração no Segmento 2
O engenheiro e coordenador Ricardo Costa explicou que a obra foi dividida em três segmentos, cada um em diferentes estágios de progresso. Os segmentos 1 e 3 já estão em fase bastante adiantada, com a terraplanagem concluída.
Para agilizar o trabalho no trecho da serra onde há muitas rochas, a estrada foi fechada a partir de 10 de março. Isso permitiu que as equipes detonassem as rochas sem interrupções, acelerando a obra. Além disso, a instalação de um britador (para triturar pedras) e uma usina de concreto no próprio canteiro de obras garante que os materiais sejam produzidos no local, eliminando a espera por entregas e tornando o processo muito mais rápido e eficiente.
“Como nos determinam o governador Jorginho e o secretário Jerry, estamos sempre no trecho vistoriando e fiscalizando as obras do Programa Estrada Boa”, ressaltou Ricardo Costa.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO