Paróquia de Lages inicia projeto de restauração da Catedral
O projeto será realizado e, após os devidos diagnósticos e aprovação da FCC
• Atualizado

No dia 13 de janeiro deste ano, um fragmento de arenito de uma das torres da Catedral Diocesana de Lages se desprendeu, atingindo a calçada lateral e a Rua Frei Gabriel. Após o incidente, a Paróquia da Catedral, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages e outros órgãos, tomou medidas para proteger a área, incluindo sinalização e a instalação de tapumes.
Leia Mais
A Prefeitura forneceu a mão de obra para o tapume, enquanto a Catedral custeou os materiais, totalizando R$ 4.500,00.
Em 28 de janeiro, peritos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizaram uma vistoria externa da Catedral, cujo laudo foi emitido em 28 de fevereiro. A Paróquia já havia iniciado contatos com empresas qualificadas para a elaboração do Projeto de Restauração da Catedral, tanto externa quanto interna, conforme solicitado pela FCC.
De acordo com o Pároco da Catedral Diocesana, Padre Marcos Antônio Costa, ” o Projeto será realizado e, após os devidos diagnósticos e aprovação da FCC, virá a Fase de execução. Tudo vai depender do que precisa ser feito, o que será confirmado durante este processo de 180 dias, até meados de agosto” ressalta o Padre.
O custo total do Projeto de Restauração é de R$ 176.484,21, sendo de responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Catedral Diocesana. A Paróquia optou por não buscar subvenções de fundos públicos de leis de incentivo à cultura neste momento, devido aos prazos, mas pretende recorrer a tais recursos para a execução dos trabalhos de restauração, devido aos altos valores envolvidos.
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO