Parajasc: Fesporte cancela a 17ª edição da competição por conta das chuvas em SC
Segundo informações da Fesporte, não há outra data para a realização do Parajasc. Cerca de dois mil atletas iriam competir
• Atualizado
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), anunciou o cancelamento da 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A nota divulgada nesta terça-feira (29 de novembro), explicou o cancelamento da competição por razões meteorológicas no estado e anunciou que o calendário da Fesporte não comporta a remarcação do torneio para 2022.
Segundo informação da Fesporte, o Governo do Estado vinha monitorando a situação nos últimos dias e dado ao agravamento do quadro meteorológico, em quase todas as regiões do estado, a decisão pelo cancelamento dos Parajasc foi unânime.
A decisão atende a recomendação da Defesa Civil com base nos incidentes já provocados pelas fortes chuvas e diante da previsão do agravamento da situação nos próximos dias, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, norte do estado, planalto norte e Grande Florianópolis, onde estava programado para acontecer a maior parte do evento.
Segundo o Secretário da Defesa Civil, David Busanello, há um alerta meteorológico de chuvas para esta quarta-feira(30), podendo chegar a 150 milímetros, num único dia. O acumulado dos últimos 10 dias deverá passar dos 400mm.
A região da Grande Florianópolis poderá sofrer muitos transtornos, especialmente em relação à mobilidade. Andréa Grando, Secretária de Esportes de São José, destacou a situação e validou a decisão com base nas recomendações da Defesa Civil.
O Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, entende que a segurança está em primeiro lugar e que diante do atual quadro, a decisão pelo cancelamento é a mais correta.
“O deslocamento por nossas estradas está bastante complicado, mesmo para quem vem da Região Oeste, onde faz sol, mas que precisaria passar por regiões de serra com altíssimos riscos de deslocamentos de terras, como já alertou a Defesa Civil”, disse Kelvin.
O Secretário da Defesa Civil, David Busanello, lembrou ainda do risco de uma eventual necessidade repentina de retorno de participantes dos jogos, por conta de incidentes nas suas cidades de origem. “Sabemos como funciona o comportamento das pessoas nessas situações e a nossa função é minimizar riscos, buscando segurança de todos”, destacou.
Alguns árbitros já ficaram bloqueados nas estradas, tendo que retornar para suas cidades de origem, como aqueles que se deslocavam de Curitiba na última terça-feira, o que também foi relatado pelo departamento técnico da Fesporte durante a reunião realizada esta manhã.
Modalidades como Golboll e Bocha Paralímpica já estavam tecnicamente inviabilizadas para o evento. Além do alerta para modalidades em locais abertos como o Atletismo. Havia muita preocupação também com a piscina da UFSC, que receberia as provas de natação.
A Fesporte ainda afirma que o evento não será realizado em outra data.
Clique aqui e confira a nota oficial da Fesporte na integra
Parajasc
A competição aconteceria em São Jose, na Grande Florianópolis. De Lages, cerca de 90 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, viajariam até São José para representar a cidade na 17ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).
Os atletas de Lages iriam competir nas modalidades de atletismo, categorias masculina e feminina; natação, masculina e feminina; tênis de mesa, masculina e feminina; xadrez, masculina e bocha raffa vollo e bocha paralímpica, masculina.
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) esperava receber, em São José, aproximadamente 2.275 atletas que estavam inscritos para a competição, com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI) de diversos municípios, em 11 modalidades do evento.
*Com informações de Lucia Chaves
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO