Rádio Clube Compartilhar
nomeação

Papa Leão XIV nomeia novo Bispo de Lages

Nesta quarta-feira, o Papa aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Guilherme

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Papa Leão XIV nomeia novo Bispo de Lages | Reprodução
Papa Leão XIV nomeia novo Bispo de Lages | Reprodução

A Diocese de Lages, em Santa Catarina, tem um novo líder. O Papa Leão XIV aceitou, nesta quarta-feira (5), o pedido de renúncia apresentado por Dom Guilherme Antônio Werlang, MSF, ao governo pastoral da diocese.

Em seu lugar, foi nomeado o Monsenhor Gilson Meurer como o sexto bispo diocesano de Lages. Até o momento, o Monsenhor Meurer exercia o cargo de Reitor do Seminário de Teologia em Florianópolis (SC).

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu notas de agradecimento a Dom Guilherme por seu ministério e de saudação ao Monsenhor Gilson Meurer.

Perfil do novo Bispo

Monsenhor Gilson Meurer nasceu em 28 de setembro de 1973, em Florianópolis (SC). Possui formação acadêmica sólida, com mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sua ordenação presbiteral ocorreu em 8 de dezembro de 2002. Em seu ministério, atuou como formador, vigário, coordenador arquidiocesano e defensor de vínculo no Tribunal Eclesiástico Regional. Atualmente, além de Reitor do Seminário Arquidiocesano de Teologia Convívio Emaús, ele é professor titular de disciplinas bíblicas no Instituto Teológico de Santa Catarina desde 2016.

Monsenhor Gilson Meurer | Reprodução

Sobre Dom Guilherme Werlang

Dom Guilherme Werlang, que escolheu como lema episcopal “Para que todos tenham vida” (João 10, 10), encerra seu serviço na Diocese de Lages, que teve início em 17 de março de 2018, quando tomou posse como o quinto bispo diocesano.

Nascido em 5 de agosto de 1950, Dom Guilherme dedicou sua vida ao ministério presbiteral e episcopal, tendo sido bispo de Ipameri (GO) antes de vir para Lages. Na CNBB, ele teve forte atuação na área social, sendo por duas vezes presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora (2011 a 2019), o que lhe rendeu o reconhecimento da CNBB por seu serviço e “opção pelos mais pobres”.

Com a aceitação da renúncia, Dom Guilherme Werlang se torna bispo emérito da Diocese de Lages.

Dom Guilherme Werland, MSF | Reprodução

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.