Desenvolvimento de Lages: evento marca início do Pacto pela Aceleração Territorial
O Fórum das Entidades juntamente com a comunidade lançam a iniciativa para impulsionar a Serra Catarinense
• Atualizado
O Centro Serra foi palco na noite desta terça-feira (30) de um evento muito esperado, focado no “Pacto pela Aceleração Territorial”, um movimento que busca impulsionar o desenvolvimento da Serra Catarinense.
Durante o evento, o repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube, conversou com os organizadores do projeto. Fabiano Ventura, um dos coordenadores, compartilhou detalhes sobre as discussões e lançamentos que ocorreram. Ele destacou que, a partir desse momento, será implementado tudo o que foi debatido, com uma visão de futuro para a cidade de Lages.
“Vamos todos trabalhar juntos para conseguir chegar nos objetivos comuns. Vamos desatar os nós que a gente precisa para crescer mais do que a média do estado. Unir a iniciativa privada, poder público e os cidadãos, todos em prol de um objetivo comum, falando uma voz única em função do desenvolvimento de Lages, desenvolvimento socioeconômico.”, disse Fabiano.
O “Pacto pela Aceleração” é uma iniciativa do Fórum das Entidades, que busca unir esforços da iniciativa privada, do poder público e da comunidade para atingir objetivos comuns. Esse movimento, que tem sido discutido por dois anos, visa acelerar o desenvolvimento socioeconômico de Lages, fortalecendo os pontos positivos já presentes.
Jeferson Rodrigo Oliveira, presidente do Fórum das Entidades Empresariais, enfatizou que o movimento, inicialmente idealizado pelo Fórum, agora pertence a toda a comunidade lageana. Ele explicou que, com a apresentação do pacto, a sociedade está mais engajada do que nunca em trabalhar nos projetos identificados como prioritários para enfrentar os desafios e missões delineadas. Essa fase inclui a criação de uma mesa de participação e um board estratégico que coordenará os esforços para aplicar metodologias eficazes e buscar recursos e parcerias.
“Com a apresentação do pacto pela aceleração territorial, passa a ser não só do Fórum das Entidades, mas como de toda a sociedade, toda a sociedade engajada. Então não é de uma entidade ou do Fórum das Entidades, e sim de toda a comunidade lageana, visando o futuro da nossa cidade e da região serrana.”, afirmou Jeferson.
O evento também contou com a participação de consultores como Santiago Uribe, que contribuiu para a transformação de Medellín, e Paulo Renato, ex-secretário de Inovação de Porto Alegre. Esses especialistas também ajudarão a aplicar metodologias para o desenvolvimento de Lages.
“Essa forma de governança, que tem toda uma metodologia aplicada, começa a estudar os projetos para colocá-los em prática, buscar recursos, fazer parcerias para que as coisas comecem a acontecer.”, finalizou o Presidente do Fórum.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO