Pacto pela Aceleração Territorial define ações para transformar a Região Serrana
A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), em Lages
• Atualizado
O desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense ganhou destaque na manhã desta quarta-feira (27), com a realização de uma reunião organizada pelas entidades empresariais e os Fóruns participantes do Pacto pela Aceleração Territorial. O objetivo é definir 12 projetos prioritários, que nortearão o desenvolvimento da região nos próximos anos.
O encontro, sediado na Associação Empresarial de Lages (Acil), é o culminar de meses de planejamento, workshops e reuniões preparatórias, que contaram com a participação de mais de 200 entidades. Durante esse período, cerca de 30 projetos foram elaborados em conjunto com a colaboração de mais de 300 pessoas.
Fabiano Ventura, vice-presidente da FIESC e coordenador do Pacto, explicou o processo e as próximas etapas. “Hoje é a primeira reunião da mesa do Pacto, composta por representantes de organizações sociais, conselhos, órgãos públicos e outras entidades representativas da sociedade. A ideia é que, dos 30 projetos apresentados, sejam escolhidos 12 para receber prioridade a partir de janeiro. Esses projetos serão liderados por entidades e coparticipados por outras, garantindo que sejam colocados em prática”, destacou.
Os projetos são organizados em torno de sete “macrodesafios”, como qualidade de vida, turismo e imagem da cidade, geração e retenção de talentos, infraestrutura urbana, entre outros. Cada macrodesafio contará com ao menos um projeto prioritário.
Recursos e participação da sociedade
Fabiano também ressaltou que a seleção inicial prioriza projetos que já possuem recursos ou lideranças comprometidas com a execução. “Esses recursos não necessariamente precisam ser financeiros, podem também ser em forma de pessoas dispostas a desenvolver planos de ação e buscar apoio junto ao poder público e à iniciativa privada. Além disso, contamos com o apoio da futura gestão municipal para integrar os esforços”, acrescentou.
O Pacto pela Aceleração Territorial é uma iniciativa do Fórum das Entidades, presidido pelo advogado Jeferson Rodrigo de Oliveira. A expectativa é que os projetos selecionados tragam transformações significativas para Lages e toda a Serra Catarinense, fortalecendo a economia e a qualidade de vida na região.
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO