Operação “Alta Tensão” intensifica fiscalização em Lages e apreende grande quantidade de materiais ilícitos
Essas ações buscam não só combater a receptação de produtos roubados
• Atualizado
A Operação “Alta Tensão”, uma força-tarefa composta pela Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, Semasa e uma empresa privada de telefonia, realizou na tarde desta quinta-feira (29) uma série de fiscalizações em estabelecimentos de reciclagem em Lages, resultando na apreensão de uma grande quantidade de materiais de origem ilícita e na prisão de um responsável.
Leia Mais
Essas ações buscam não só combater a receptação de produtos roubados, mas também assegurar que os comércios operem dentro da lei.
Fiação da Celesc e tubulação da Semasa são recuperadas no Centro
Por volta das 16h10, a equipe da Operação “Alta Tensão” fiscalizou um estabelecimento na Rua Roberto Fitzgerald Kenedy, no Centro da cidade. No local, foram encontrados 145 metros de fiação elétrica, 10 baterias automotivas e 3 unidades de tubulação. A responsável pelo estabelecimento não conseguiu comprovar a procedência dos materiais nem apresentar notas fiscais.
A situação foi confirmada pela presença de um funcionário da Celesc, que identificou a fiação como sendo da empresa, destacando as amarrações de isoladores, uma técnica específica de instalação da Celesc. Da mesma forma, um funcionário da Semasa reconheceu as tubulações como propriedade da autarquia municipal, ressaltando que é a única na cidade a utilizar esse tipo específico de material.
Diante dos fatos, foi lavrado um Boletim de Ocorrência na modalidade Termo Circunstanciado, conforme a Lei nº 18.514/2022, e todo o material foi apreendido para os procedimentos legais cabíveis.
Fios de cobre sem procedência levam responsável à delegacia no bairro Conta Dinheiro
Às 17h11, outra equipe da Operação “Alta Tensão” concentrou-se em um comércio de sucatas na Rua Hercílio Granzotto, no bairro Conta Dinheiro. No local, foi encontrada uma caixa contendo uma quantidade considerável de fios de cobre novos.
Questionado sobre a origem do material, o responsável pelo estabelecimento informou que adquiriu os fios de um homem, mas não soube ou não quis informar a procedência exata. Diante da ausência de comprovação, foi lavrado um Boletim de Ocorrência na modalidade prisão/apreensão, e o responsável foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, para as medidas cabíveis.
Mais de 60 quilos de materiais furtados apreendidos no Bairro Habitação
A Operação “Alta Tensão” também fiscalizou um estabelecimento na Rua Hélio Bôsco de Castro, no Bairro Habitação, por volta das 16h05. As equipes encontraram 43,8 quilos de canos pertencentes à Semasa e 18,6 quilos de fios de cobre sem procedência.
Todo o material foi apreendido e um Boletim de Ocorrência foi lavrado na modalidade prisão/comunicação de ocorrência policial para a adoção dos procedimentos legais.
A Polícia Militar reforça que a Operação “Alta Tensão” tem como principal objetivo prevenir crimes de furto e receptação de materiais públicos e privados, além de garantir que os estabelecimentos de reciclagem estejam funcionando dentro dos parâmetros legais.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO