Rádio Clube Compartilhar
Denúncia

“O asilo e os asilados estão muito bem cuidados”, afirma presidente após denúncia de maus-tratos

Denúncias de agressões e as condições precárias na instituição foram relatadas por funcionários

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a reportagem do SCC SBT sobre denúncias de maus-tratos contra idosos no Asilo Lar Menino Deus, em Lages, na Serra Catarinense, o presidente da instituição, Luiz Marin, respondeu sobre os casos de agressões na manhã desta quarta-feira (1) no programa Clube Cidade, da Rádio Clube de Lages

Vídeos registrados por câmeras de monitoramento e por ex-funcionários do asilo mostram idosos sendo agredidos e mantidos em situação insalubre na instituição. Fundado em 2001, o asilo filantrópico abriga atualmente 60 idosos e opera com cerca de 30 funcionários, que trabalham e auxiliam no atendimento dos moradores.

O presidente afirmou que os idosos são bem cuidados e as denúncias surgiram por conta de mágoas de ex-funcionários. “Vai sair a limpo, inclusive quem passou os vídeos, quem filmou, quem mentiu, porque tem muita mentira. O asilo e os asilados estão muito bem cuidados. Embora tenha todos esses tropeços, essas loucuras, que são de pessoas que ficaram com mágoas, porque faziam isso que você acabou de relatar”, disse Luiz. 

Ainda segundo o presidente, além da sindicância, a instituição deve abrir uma auditoria dos últimos cinco anos. “Fomos identificando e mandando embora (os funcionários), dispensando e daí veio a retaliação. A retaliação não vai ficar assim, porque nós vamos abrir a sindicância, primeiramente, que já está andando desde o dia 8, assim que der os 30 dias, se for preciso vamos pegar mais 15, que permite por lei. Vou falar para diretoria que além da sindicância, seja aberta uma auditoria dos últimos cinco anos”.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Paula Ribeiro afirmou que em gestões anteriores o conselho também recebeu denúncias do Asilo Lar Menino Deus. Segundo ela, foram verificadas, investigadas e encaminhadas ao conhecimento do Ministério Público.

“Com relação à atual denúncia, o conselho recebeu a denúncia no início de fevereiro do corrente ano. Efetuou a visita com a diretoria, conversou com os idosos, conversou com alguns funcionários e identificou os espaços da instituição. Após, encaminhou os fatos ao Ministério Público”, disse Ana Paula.

De acordo com a presidente do conselho, a promotoria está tomando todas as medidas cabíveis da situação e o conselho permanece em fiscalização e visitas, junto ao Ministério Público, na instituição.

Asilo Lar Menino Deus divulga nota de esclarecimento

Por meio de nota, o Asilo Lar Menino Deus afirmou que foi criada uma sindicância interna para a apuração dos fatos, que a coordenadora foi afastada e todos os empregados envolvidos foram demitidos. Informou, ainda, que repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra idosos e que está tomando medidas necessárias. Confira a nota completa do asilo:

A Diretoria do Asilo Lar Menino Deus vem a público esclarecer que diante de fatos estranhos a atividade e indícios de maus tratos a idosos acontecidos no interior do asilo por parte da equipe de cuidadores, tomou as seguintes providências:

 Foi criada uma Sindicância interna para apuração dos fatos;

 A Coordenadora da casa foi afastada até o encerramento da sindicância, e;

 Todos os empregados envolvidos nos fatos já foram demitidos.

O Asilo Lar Menino Deus repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra idosos e está tomando medidas para que pessoas mal intencionadas não façam parte do seu quadro funcional.

E, até o encerramento da sindicância interna, qualquer conclusão nesse momento será meramente especulativa e temerária.

Atenciosamente,

Direção do Asilo Lar Menino Deus

Nota do Conselho do Idoso

Na manhã desta quarta-feira (1), o Conselho Municipal do Idoso também divulgou uma nota sobre o caso. Nela, esclarece que comunicou as denúncias ao Ministério Público quando foi acionado. Confira a nota completa:

O Conselho do Idoso, efetua visitas de monitoramento da ILPI- Instituição de Longa Permanência para Idosos, Lar Menino Deus.
Ao que diz respeito a denúncia, foi efetuado visita na data de 09/02, conversado com a diretoria, funcionários e idosos;
Tendo em vista recebimento de denúncias, o Conselho sempre efetua após visitas, encaminhamento ao Ministério Público, através da 14 Promotoria.
Conselho sempre faz orientações e encaminhamentos a todas as ILPIS, em específico da denúncia, foi encaminhado ao conhecimento do MP, para medidas cabíveis.
Na data de 28/02, o Conselho teve a plenária mensal, onde tivemos a presença do Ministério Púbico, para melhor exposição da denúncia.
Seguimos acompanhando a situação juntamente com o Ministério Público, o qual está investigando os fatos.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.