Logo
Rádio Clube Compartilhar
regras

Normas regulam obras no cemitério Cruz das Almas em Lages

Intervenções em sepulturas dependem de autorização da prefeitura

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Normas regulam obras no cemitério Cruz das Almas em Lages | Foto: Reprodução
Normas regulam obras no cemitério Cruz das Almas em Lages | Foto: Reprodução

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Lages reforça que qualquer construção, reforma ou manutenção no Cemitério Cruz das Almas deve seguir normas administrativas rigorosas. Por se tratar de um bem público, intervenções só podem ser realizadas mediante autorização prévia e regularização documental junto à administração do local.

Normas regulam obras no cemitério Cruz das Almas; regras para obras e espaço

O administrador do cemitério, Éder Teixeira, explica que, embora a conservação seja de responsabilidade das famílias, o planejamento deve respeitar o espaço limitado da unidade. Entre as principais diretrizes técnicas destacam-se:

  • Distanciamento: É necessário manter uma média de 1,80 metro entre as estruturas para permitir a movimentação de caixões.
  • Verticalização: Em locais com espaço disponível, é permitida a construção de até quatro gavetas de altura. No entanto, na parte frontal do cemitério, novas gavetas dificilmente são autorizadas devido à saturação do terreno.
  • Padrões: As obras devem seguir normas de higiene, segurança e proteção ambiental estabelecidas pelo plano arquitetônico municipal.

Titularidade e documentação

Como os terrenos são concedidos pelo município, e não vendidos, a administração exige a comprovação de titularidade para qualquer serviço. Caso o concessionário original tenha falecido, os sucessores diretos (filhos ou, na ausência destes, irmãos) devem comprovar o grau de parentesco para atualizar os registros no sistema.

A administração solicita ainda que as famílias mantenham endereços e telefones atualizados no cadastro. A medida visa facilitar o contato imediato em casos de vandalismo ou necessidade de intervenções emergenciais na estrutura das sepulturas.

Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.