Carahá, guardrail já Compartilhar
Carahá, guardrail já!

“Não existe ponto crítico”, diz diretor de trânsito sobre inúmeros acidentes na avenida do Rio Carahá

Aproximadamente 4 milhões de veículos trafegam pela avenida anualmente; três mortes foram registradas em menos de dois anos.

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Imagem: Clube TV
Imagem: Clube TV

O diretor executivo de trânsito do município de Lages, Newton Silveira Júnior, participou de uma entrevista no programa Clube Comunidade desta quinta-feira (18), conduzido pelo comunicador Adilson Oliveira, para discutir a situação da Belisário Ramos, principal avenida de Lages e a que mais registra acidentes na região.

Segundo Newton, aproximadamente 4 milhões de veículos trafegam pela avenida anualmente. Apesar de ser um local com frequentes acidentes fatais, ele enfatizou que a Belisário Ramos não possui um ponto crítico específico.

“É uma via de escoamento do município de Lages, que apresenta condições razoáveis de tráfego e uma via bem sinalizada. Eu disse, sempre digo e volto a dizer, a avenida Belizário Ramos não tem ponto crítico. O ponto crítico quem faz é o motorista, que transita nela embriagado, que não respeita a velocidade”, disse.

Newton mencionou a curva da Acil (Associação Empresarial de Lages) como uma região que recebeu diversos pedidos para a instalação de guard rails, e desde então, não foram registrados mais acidentes no local. De acordo com ele, a presença do dispositivo pode ter influenciado na conscientização dos motoristas, ressaltando que o ponto é mais perigoso e exige atenção.

Quando questionado sobre estudos para avaliar o trânsito, riscos e pontos perigosos, Newton destacou que o principal cuidado com a avenida é a sinalização. Ele respondeu: “Se pegarmos os dados de acidentes, não existe um ponto. Cada dia acontece um acidente em um ponto da Belisario Ramos”.

Quanto às causas dos acidentes, o diretor mencionou que a maioria ocorre durante a madrugada, especialmente de quinta-feira em diante. Ele ressaltou a suspeita de excesso de velocidade como fator principal, observando que em muitos casos, os motoristas não permanecem no local do acidente.

Newton também informou que alguns trechos da avenida Belisário Ramos estão programados para receber a instalação de lombadas eletrônicas. Ele anunciou ainda que estão previstos 10 mil metros de guard rails para serem instalados ao longo do ano na avenida, provenientes de licitações em andamento e de uma emenda destinada pelo deputado estadual Lucas Neves.

Rádio Clube de Lages lança a campanha “Carahá, guardrail já”

A Rádio Clube de Lages, emissora do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), lançou a campanha “Carahá, guardrail já”. O nome já apresenta a essência da iniciativa: levar a órgãos públicos responsáveis a necessidade de instalar barreiras de proteção ao longo de toda a extensão do rio.

A campanha é veiculada na programação da Rádio Clube de Lages, do SCC SBT e em reportagens do Portal SCC10, incluindo entrevistas, debates e a participação ativa da comunidade. Além disso, são divulgadas estatísticas sobre acidentes e depoimentos de moradores que foram afetados pela ausência de proteção e também por aqueles que perderam familiares de forma trágica no rio.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.