Na Serra Catarinense, a educação é ouro: quatro cidades da região são destaque nacional na alfabetização
Palmeira atingiu a pontuação máxima no programa
• Atualizado
Quatro cidades da Serra Catarinense conquistaram Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC). Os municípios de Correia Pinto, São Joaquim, Palmeira e Urubici se destacaram entre os municípios da região que se inscreveram no programa, demonstrando o compromisso com a qualidade da educação e a alfabetização na rede municipal de ensino.
Leia Mais
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização avalia as práticas adotadas pelas Secretarias Municipais de Educação, considerando critérios como a colaboração entre os entes federativos, a implementação da política de alfabetização, a formação de professores e gestores, e a distribuição de materiais didáticos.
A conquista do Selo Ouro por estes quatro municípios demonstra a efetividade das ações implementadas e o foco na melhoria da qualidade da alfabetização.
O município de Palmeira, um dos quatro a conquistar o reconhecimento foi o único da Serra Catarinense a atingir a pontuação máxima no programa, comprovando que 100% dos critérios estabelecidos foram cumpridos.
No último dia 10 de fevereiro, a Secretária de Educação do município esteve em Brasília para receber oficialmente o Selo Ouro do Compromisso Criança Alfabetizada, concedido pelo Governo Federal. De acordo com a secretária de Educação do munícípios, Alexandra Masselai, o selo é resultado de um trabalho estruturado e contínuo que envolve investimentos em formação docente, metodologias eficientes e um compromisso coletivo com a alfabetização na idade certa.
“Esse reconhecimento é muito mais do que um prêmio, é a prova de que estamos no caminho certo. Nossos professores, coordenadores e toda a equipe pedagógica têm um compromisso diário com a alfabetização das nossas crianças, e esse esforço coletivo fez de Palmeira referência na educação. Essa conquista é de cada profissional que está na sala de aula, se dedicando para transformar o futuro dos nossos alunos”, destacou a secretária de Educação.
A coordenadora pedagógica Crislei Paim, uma das responsáveis pelo planejamento das ações que levaram Palmeira ao topo do ranking na Serra Catarinense, destacou a importância do trabalho conjunto.
“É o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, evidenciando que o município oferece e prioriza a educação. Isso é uma forma de valorizar o trabalho do professor e mostra que a educação em Palmeira é de qualidade, e que os programas acontecem para buscar o desenvolvimento total da criança”, afirmou.
O município apostou em projetos voltados à educação inclusiva e no uso de metodologias inovadoras, para garantir que cada estudante recebesse o suporte necessário para desenvolver plenamente suas habilidades de leitura e escrita.
Outros seis municípios da região serrana receberam o Selo Prata: Bocaina do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Otacílio Costa, São José do Cerrito e Urupema.
Os municípios de Anita Garibaldi, Bom Retiro e Lages receberam o Selo Bronze.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização serve como importante ferramenta de avaliação e incentivo para que os municípios busquem constantemente aprimorar suas práticas de alfabetização, garantindo um futuro promissor para as crianças da Serra Catarinense.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO