Morador de Urubici recebe prêmio nacional de Produtor Rural Sustentável
Entre 109 candidatos do país, Urubiciense ficou entre os seis ganhadores
• Atualizado
por Letícia Meurer
Tarcísio Salvador, natural de Urubici, na Serra Catarinense, ganhou o prêmio de Produtor Rural Sustentável no 14° WorkShop do Produtor Rural do Sicoob, no dia 13 de julho de 2023, em Brasília, Distrito Federal. Com 109 trabalhadores rurais disputando pelo prêmio, apenas seis produtores foram premiados.
O prêmio é desenvolvido pelo Sicoob, que busca prestigiar os associados que se destacam por suas ações de produção sustentável no setor agropecuário brasileiro. Além de reconhecer a importância dos princípios da sustentabilidade, incentiva a prática das ações sustentáveis no agronegócio.
O vencedor Tarcísio relata como foi o processo para a conquista deste prêmio: “No começo a gente não apostava muito, porque a gente achava que tinha gente melhor que nós. Depois, teve a primeira seleção e nós passamos. Daí ficamos entre doze selecionados e conseguimos nos classificar para ficar entre os seis ganhadores… Ficamos muito felizes de estar sendo reconhecidos por tudo que buscamos nesses sete anos de trabalho com frutas vermelhas.”
Eduardo Warmling, colaborador do Sicoob Crediaraucária de Urubici, explica como funcionou a seleção para classificar os seis trabalhadores rurais: “Essa premiação foi desenvolvida pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS) a nível nacional, que teve 109 projetos inscritos e desses 109, houve a seleção de 36 classificados e logo em seguida, teve a seleção com 12 finalistas. Foi feito uma visita em cada propriedade dos finalistas. Dessas 12 visitas, saíram os seis ganhadores. No cooperativismo, não existe o primeiro, o segundo, o terceiro lugar, mas sim seis vencedores.”
“O Tarcísio e sua família desenvolvem em sua propriedade várias ações sustentáveis, eles têm a produção orgânica das frutas finas, produção do bokashi fina terra, possui energia solar, que é uma fonte de energia renovável e limpa. Também tem o desenvolvimento do turismo rural e questão de sucessão familiar.” destaca Eduardo Warmling sobre o trabalho produzido no Pomar Fina Terra pela família Salvador, em Urubici na Serra Catarinense.
Os seis ganhadores, sem ordem de classificação, foram:
- Tarcísio Salvador e Maria de Lourdes – Pomar Fina Terra / Urubici – SC
- Marcelo Nunes – Horta do Milton / Caeté – MG
- Luciane Mota – Sítio Alecrim / Pedralva – MG
- Ormindo Nandorf e Bete Nandorf – Sítio Pedreiras / Santa Tereza – ES
- Jorge Faria e Luzia Faria – Fazenda Santa Cruz / São Francisco do Glória – MG
- Valdir Aruá – Café aruá / Alta Floresta D’Oeste – RO
Conheça mais sobre o trabalho realizado pela família Salvador:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO