Cotidiano Compartilhar
Reconhecimento

Morador de Urubici recebe prêmio nacional de Produtor Rural Sustentável  

Entre 109 candidatos do país, Urubiciense ficou entre os seis ganhadores

• Atualizado

Rádio Gralha

Por Rádio Gralha

Foto: Tarcísio Salvador/Cedida
Foto: Tarcísio Salvador/Cedida

por Letícia Meurer

Tarcísio Salvador, natural de Urubici, na Serra Catarinense, ganhou o prêmio de Produtor Rural Sustentável no 14° WorkShop do Produtor Rural do Sicoob, no dia 13 de julho de 2023, em Brasília, Distrito Federal. Com 109 trabalhadores rurais disputando pelo prêmio, apenas seis produtores foram premiados. 

O prêmio é desenvolvido pelo Sicoob, que busca prestigiar os associados que se destacam por suas ações de produção sustentável no setor agropecuário brasileiro. Além de reconhecer a importância dos princípios da sustentabilidade, incentiva a prática das ações sustentáveis no agronegócio.  

O vencedor Tarcísio relata como foi o processo para a conquista deste prêmio: “No começo a gente não apostava muito, porque a gente achava que tinha gente melhor que nós. Depois, teve a primeira seleção e nós passamos. Daí ficamos entre doze selecionados e conseguimos nos classificar para ficar entre os seis ganhadores… Ficamos muito felizes de estar sendo reconhecidos por tudo que buscamos nesses sete anos de trabalho com frutas vermelhas.”  

Foto: Tarcísio Salvador/Cedida

Eduardo Warmling, colaborador do Sicoob Crediaraucária de Urubici, explica como funcionou a seleção para classificar os seis trabalhadores rurais: “Essa premiação foi desenvolvida pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS) a nível nacional, que teve 109 projetos inscritos e desses 109, houve a seleção de 36 classificados e logo em seguida, teve a seleção com 12 finalistas. Foi feito uma visita em cada propriedade dos finalistas. Dessas 12 visitas, saíram os seis ganhadores. No cooperativismo, não existe o primeiro, o segundo, o terceiro lugar, mas sim seis vencedores.” 

“O Tarcísio e sua família desenvolvem em sua propriedade várias ações sustentáveis, eles têm a produção orgânica das frutas finas, produção do bokashi fina terra, possui energia solar, que é uma fonte de energia renovável e limpa. Também tem o desenvolvimento do turismo rural e questão de sucessão familiar.” destaca Eduardo Warmling sobre o trabalho produzido no Pomar Fina Terra pela família Salvador, em Urubici na Serra Catarinense.  

Tarcísio Salvador com sua esposa Maria de Lourdes e as filhas Amanda e Raissa. Foto: Pelicano Filmes

Os seis ganhadores, sem ordem de classificação, foram:  

  • Tarcísio Salvador e Maria de Lourdes – Pomar Fina Terra / Urubici – SC 
  • Marcelo Nunes – Horta do Milton / Caeté – MG  
  • Luciane Mota – Sítio Alecrim / Pedralva – MG 
  • Ormindo Nandorf e Bete Nandorf – Sítio Pedreiras / Santa Tereza – ES  
  • Jorge Faria e Luzia Faria – Fazenda Santa Cruz / São Francisco do Glória – MG 
  • Valdir Aruá – Café aruá / Alta Floresta D’Oeste – RO  

Conheça mais sobre o trabalho realizado pela família Salvador:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.