Rádio Clube Compartilhar
Decreto de emergência

Meteorologista e Defesa Civil explicam temporais e granizo na Serra Catarinense

As chuvas intensas, granizo e ventania causaram danos em diversas cidades da região

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Registro do temporal no dia 31/12, em Lages. | Foto: Carolina Sott / Portal SCC10
Registro do temporal no dia 31/12, em Lages. | Foto: Carolina Sott / Portal SCC10

No final de 2024 e início de 2025, os temporais típicos de verão marcaram a virada de ano na Serra Catarinense, trazendo chuvas intensas, granizo e ventania que causaram danos em diversas cidades da região. Confira os principais pontos sobre os acontecimentos e as orientações divulgadas.

O que aconteceu?

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, os eventos climáticos registrados no dia 1º de janeiro em Lages e municípios vizinhos foram impulsionados por uma combinação de fatores típicos dessa época do ano: calor intenso, alta umidade e baixa pressão atmosférica. Essas condições favorecem a formação de tempestades que, em alguns casos, podem gerar fenômenos como tornados e vendavais.

Na última terça-feira (31), Lages enfrentou chuva de granizo que afetou principalmente a região alta da cidade. Piter destacou que eventos semelhantes podem ocorrer durante o verão, mas que a previsão para os dias seguintes indica chances menores de temporais tão intensos.

Ação da Defesa Civil

O Sargento Ribeiro, novo secretário da Defesa Civil de Lages, informou que as equipes estão mobilizadas desde o dia 31 de dezembro, quando as primeiras ocorrências foram registradas. Uma força-tarefa foi montada para atender as famílias afetadas, com a distribuição de lonas para proteger imóveis e o cadastro dos moradores atingidos.

Ribeiro enfatizou que, neste momento, as prioridades são:

  • Distribuição de lonas: A população pode solicitar o material pelos números de plantão: 3019-7477, 3019-7479 ou 99836-1702.
  • Cadastro de danos: As equipes estão visitando as residências para avaliar os prejuízos e providenciar materiais como telhas para reconstrução.
  • Orientação: Evite subir em telhados molhados para colocar lonas e tome cuidado com instalações elétricas.

Decreto de emergência

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, informou que um decreto de emergência foi assinado para agilizar a obtenção de materiais de reparo, como telhas. Nove bairros foram gravemente atingidos pelo granizo, e a assistência social, em parceria com os Cras, está atuando para apoiar as famílias.

@radioclubelages

⛈️🧊 ESTRAGOS EM LAGES | O temporal de granizo atingiu a cidade na noite do dia 31 de dezembro. Cerca de nove bairros foram atingidos e registraram destelhamentos e quedas de árvores.

♬ som original – Rádio Clube

Previsão do tempo e recomendações

Nesta quinta-feira (2), a Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos temporais em Santa Catarina devido à passagem de uma frente fria. As instabilidades podem ser acompanhadas por raios, vendavais e granizo, especialmente na metade leste do estado.

A Defesa Civil reforça as seguintes recomendações:

  • Busque abrigo: Durante os temporais, evite áreas abertas, ruas alagadas e proximidade de árvores ou postes.
  • Evite água: Não entre no mar, piscinas ou rios durante raios e ventos fortes.
  • Fique atento a encostas: Observe sinais de deslizamentos, como rachaduras ou inclinações de árvores e postes.

O sistema de plantão da Defesa Civil continua ativo para atender a população e minimizar os impactos dos fenômenos climáticos.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.