Massa de ar frio derruba as temperaturas em Santa Catarina
Existe a possibilidade de geada e neve em alguns pontos do alto da Serra Catarinense. Máximas não passam de 7ºC a 10º C.
• Atualizado
Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana, entre 16 e 20 de maio. “Em regiões mais altas do Estado, com Urupema e Bom Jardim da Serra, as temperaturas podem chegar a -7ºC, -8 ºC”, adianta Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Criam.
Segunda ela, ainda é cedo para afirmar a ocorrência de neve no Estado. “O indicativo é de que ela ocorra entre terça e quarta, no Planalto Sul catarinense, mas ainda é cedo para confirmar”. Gilsânia explica que para a ocorrência de neve é preciso a combinação de frio e umidade. “Frio não vai faltar”, destaca a meteorologista.
Já umidade estará associada a um ciclone extratropical posicionado próximo à costa do Rio Grande do Sul. Gilsânia explica que será preciso confirma se realmente esse ciclone vai se posicionar de acordo com a previsões. “Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve”, esclarece.
Há ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina. Se a neve acontecer, a geada chega em 19 de maio.
O meteorologista Piter Scheuer enviou um vídeo à Central de Conteúdo da Rádio Clube de Lages explicando sobre essa condição do tempo. Veja a seguir:
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO