Rádio Clube Compartilhar
História de Lages

Livro “O Continente das Lagens” de Licurgo Costa é relançado

O evento de relançamento da obra de Licurgo Costa aconteceu na noite desta terça-feira (12). A Rádio Clube de Lages acompanhou a cerimônia

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Ary Barbosa de Jesus Filho
Foto: Ary Barbosa de Jesus Filho

O evento de relançamento da obra “O Continente das Lagens” de Licrugo Costa aconteceu na noite desta terça-feira (12), no Espaço Cultural da Praça João Costa em Lages. E contou com a presença da imprensa, autoridades e convidados. A noite foi marcada por muita emoção e homenagens, após sete anos do inicio do projeto, a obra prima de Licurgo Costa, foi relançada. Se tornando um marco da história de Lages.

A coordenadora do projeto Profª Draª Sara Nunes falou com a Rádio Clube de Lages sobre como foi o processo de reedição do livro:

Como se trata de uma segunda edição de uma obra original de1982. Nós não tínhamos esse arquivo digitalizado então nós tivemos que digitalizar todo o arquivo, trabalhar com diferentes equipes, é um trabalho que significa recursos financeiros pra direcionar essas diferentes equipes. Então acho que a maior dificuldade em alguns momentos foi realmente a financeira. A partir do momento que a gente conseguiu na primeira etapa de organização de toda obra, apoio do estado, via FAPESC a gente resolveu. Depois depois da obra pronta a grande dificuldade foi conseguir os recursos para impressão. Então acredito que por conta do tamanho da obra tanto como patrimônio, mas pelo próprio conteúdo essa foi a maior dificuldade.

Sara ainda fala sobre o sentimento, de enfim a obra de Licurgo Costa ser relançada:

Sentimento de responsabilidade. Sabe? Quando a gente fala de Lages, possibilitar que as pessoas possam entender um pouco do que faz parte da vida de cada um. Então aí então a história da cidade, é a história das pessoas e eu entendo como responsabilidade tanto que quando esses projetos se encerram eu me sinto muito mais tranquila.

A equipe da Clube também conversou com o Superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, ele fala o que as pessoas vão encontrar no livro:

A obra continente das Lages é uma referência, uma referência histórica de pesquisa pra todas as pessoas de Lages. Nesses 256 anos de história, Lages tem uma uma rica história, política, econômica, social, cultural. E Licurgo Costa, lá em 1983, entregou essa obra pra nós. E esse livro se tornou tão importante pra nossa história que ele virou uma relíquia. E nós num esforço conjunto de pessoas e entidades, conseguimos fazer essa reedição, que ela servirá principalmente pesquisa das crianças, dos adolescentes para saberem de onde nós viemos, como surgiu a nossa cidade e toda essa referência bibliográfica e histórica que é a nossa cidade de Lages.

Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos da Serra de Lages, foi a primeira denominação que nós tivemos aqui em Lages. O livro conta detalhes da nossa história, desde a chegada dos portugueses aqui do Brasil, aqui na nossa cidade, Antônio Correia Pinto de Macedo, quando encontrou aqui os primeiros índios. Enfim, a evolução da nossa história está contado nas páginas desse livro. Então pra nós é de suma importância e esse é um marco. É claro que é uma edição limitada e muita gente nos pergunta se tem como comprar por enquanto não, porque ele ele é oriundo de de verbas parlamentares, de dinheiro público e a gente não tem como fazer isso no momento. Então, a gente tá disponibilizando pra o maior número de pessoas possíveis através bibliotecas, de escolas, enfim, pra que as pessoas possam pesquisar, possam conhecer a história. Isso é muito importante.

Entenda como foi o processo de reedição do livro

O processo de reedição da obra iniciou em 2015 através do trabalho das professoras e pesquisadoras Sara Nunes e a Doutora Elisiana Trilha Castro como resultado de uma proposta efetuada pela Prefeitura de Lages e Fundação Cultural com o propósito dos 250 anos da cidade. Na época, a professora Sara realizava seu doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina e o seu tema de tese foi a constituição do livro “O Continente das Lagens”, de Licurgo Costa.

A primeira edição do livro possui quatro volumes, e com a revisão, seu conteúdo foi compilado e transformou-se em dois volumes, de aproximadamente 690 páginas cada um. Em suma, a obra permaneceu com todo o seu conteúdo original, não havendo a retirada de nenhum trecho, passando apenas por alguns ajustes pontuais. Após passar pela revisão mencionada, houve a impressão da obra neste ano.

Importância do livro

O livro é uma importante fonte de pesquisa, de referência sobre a história de Lages. Licurgo Costa conta toda a história dos 256 anos do município, desde os povos originários, os índios, a chegada dos campeiros, além de trazer um apanhado de toda a riqueza cultural, histórica, turística, política e econômica de Lages.

Onde encontrar o livro?

O exemplar, estará disponível em todas as escolas da Rede Pública Municipal, para uso das professoras como fonte de pesquisa, além de estar presente também nas Bibliotecas do município e no Museu Histórico Thiago de Castro.

Em relação à comercialização em geral, estuda-se uma forma legal de realizá-la, com os lucros revertidos à impressão de novos exemplares, na intenção de possibilitar a disseminação da obra ao máximo de leitores possível.

Assista à reportagem:

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.