Política Compartilhar
Democracia

Lideranças eleitas de Lages são diplomadas em solenidade na Unifacvest

A prefeita eleita, o vice-prefeito eleito e os 16 vereadores eleitos estão aptos a assumir a próxima legislatura

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Diplomação em Lages. | Foto: Alessandra Simionato / Rádio Clube
Diplomação em Lages. | Foto: Alessandra Simionato / Rádio Clube

O auditório da Unifacvest, em Lages, recebeu na noite desta quarta-feira (18), um momento significativo para a democracia local: a diplomação das lideranças eleitas de Lages. A prefeita eleita Carmen Zanotto, o vice-prefeito eleito Jair Junior e os 16 vereadores eleitos estão aptos a assumir a próxima legislatura.

A cerimônia, conduzida pelo juiz da 21ª Zona Eleitoral, Dr. Joarez Rusch, foi a última na Serra Catarinense, conforme o calendário eleitoral que fixava a data limite para o evento.

Carmen Zanotto, atual deputada federal, deixará o cargo automaticamente no dia 31 de dezembro, em Brasília, para assumir a prefeitura de Lages. Jair Junior, vice de Carmen, é atualmente vereador e iniciará o novo mandato ao lado da prefeita a partir de janeiro. 

A composição da Câmara de Vereadores é marcada pela diversidade partidária: quatro vereadores do Cidadania; três do PSD; dois representantes dos partidos Republicanos, Podemos e PL; e um vereador de cada dos partidos PP, MDB e PRD.

Cerimônia de diplomação: encerramento de um ciclo democrático

Dr. Joarez Rusch destacou o simbolismo do momento: “Hoje é o grande dia, o encerramento de todo o trabalho da Justiça Eleitoral, que começou com a organização das eleições, passou pela apuração dos votos e culmina agora com a diplomação, dando efetividade ao processo democrático.”

Presente na solenidade, a desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, também enfatizou a relevância do evento: “É um prazer participar dessa cerimônia tão simbólica, especialmente com a diplomação de uma mulher em um município tão relevante para Santa Catarina. Todo o processo eleitoral exige um esforço conjunto de diversas entidades, e ver tudo ocorrer de forma tranquila é gratificante.”

Carmen Zanotto, emocionada, agradeceu à população lageana e ressaltou o compromisso com a nova etapa: “É com muita responsabilidade, gratidão e emoção que vivemos este momento. A diplomação é uma das etapas do processo eleitoral e representa o início de uma nova jornada, com foco em cuidar da vida das pessoas.”

No dia anterior, Carmen fez seu discurso de despedida na Câmara Federal, onde recebeu elogios de colegas de diferentes partidos: “Foi emocionante ver o reconhecimento do trabalho que realizamos, sempre com foco na população. Agora, levarei essa experiência para a administração municipal.”

Homenagens da Justiça Eleitoral

Durante a cerimônia, a Justiça Eleitoral prestou duas homenagens especiais. A senhora Daura Sabatini Fernandes, de 97 anos, foi reconhecida como representante dos eleitores de Lages, recebendo um diploma de honra. Já Luiz Carlos de Oliveira, mesário há 40 anos, foi homenageado por sua dedicação e colaboração ao longo de décadas.

Com a diplomação, encerra-se oficialmente o processo eleitoral na Serra Catarinense, marcando o início de uma nova fase para a gestão pública de Lages e reforçando a importância do trabalho conjunto para a consolidação da democracia.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.