Lages tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos
Segundo informações da vigilância epidemiológica do município de Lages, os pacientes são dois homens na faixa etária de 50 anos
• Atualizado
Em entrevista para a Rádio Clube de Lages, nesta terça-feira (16), a responsável pela vigilância epidemiológica do de Lages, Mariana Decker informou que há dois casos suspeitos de varíola dos macacos no município.
Esses dois casos suspeitos que a gente tem aqui na cidade foram identificados na semana passada. Os pacientes buscaram atendimento na unidade de saúde. Então a equipe da unidade de saúde entrou em contato com a vigilância epidemiológica nós entramos em contato com a regional de saúde e eles orientaram então que a gente estivesse testando esses pacientes isolados em casa até que o resultado desses testes saiam e também o teste diagnóstico diferencial para que a gente saiba se realmente esse caso é confirmado ou não.
De acordo com Mariana Decker, os pacientes estão sendo monitorados pela vigilância epidemiológica a cada 24h
A vigilância epidemiológica então acompanha esses casos e os seus contatos diretos a cada 24h horas pelo WhatsApp. A gente pergunta, como é que eles estão no dia, fazemos a evolução no nosso sistema e vamos acompanhando. Temos também a médica da vigilância epidemiológica que está acompanhando esses casos.
Ainda segundo Mariana, esses dois casos suspeitos são homens e únicos registrados até o momento na cidade de Lages. Os pacientes relataram que não viajaram para locais onde já tem confirmação de varíola dos macacos. Decker ressalta os cuidados e procedimentos que devem ser feitos em caso de sintomas.
Não, nenhum dos dois viajou. Agora estamos aguardando o resultado dos exames que deve estar chegando essa semana. Devemos estar recebendo ali por quinta-feira. Os pacientes são dois homens adultos na faixa etária de 50 anos.
A gente pede que se tiver um sintoma, como febre, ínguas, dor de cabeça, dor no corpo e erupção cutânea que seria um lesões, na pele. Então estejam procurando a unidade de saúde ou a UPA pra que seja feito um diagnóstico mais específico.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO