Cotidiano Compartilhar
Ideias de inovação

Lages sedia 16ª edição da Feira de Conhecimento e Tecnologia

Cerca de 50 projetos foram apresentados e avaliados durante o evento

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Um dos projetos apresentados na feira. | Foto: reprodução redes sociais
Um dos projetos apresentados na feira. | Foto: reprodução redes sociais

A Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, sediou nesta terça e quarta-feira (27 e 28), a 16ª edição da Feira de Conhecimento e Tecnologia. O evento reuniu diversos projetos inovadores desenvolvidos por estudantes da rede estadual, com o apoio de seus professores, atraindo visitantes e apaixonados pela tecnologia e pelo conhecimento.

A feira, que este ano contou com 50 projetos, foi marcada pela criatividade e pela aplicação prática da tecnologia em soluções voltadas para a comunidade. O professor Armando, gerente regional de educação, destacou a importância do evento na promoção do conhecimento, incentivando os alunos a usarem sua criatividade para além das redes sociais.

“É um motivo de muita alegria para nós hoje estarmos aqui com 50 trabalhos, batemos o recorde. Muita tecnologia, muito conhecimento, muitas ideias boas que a gente está incentivando dentro das escolas para que o aluno veja uma escola mais atraente.”, afirmou o professor.

Um dos projetos que chamou a atenção foi desenvolvido por estudantes da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, de Otacílio Costa. O projeto, que se destacou pela inclusão e acessibilidade, criou um sensor de ré para cadeiras de rodas, facilitando a mobilidade de uma aluna da escola, Eduarda Reche, que tem atrofia muscular e depende da cadeira de rodas para se locomover.

A professora Ana Cláudia Soares, diretora da escola, explicou que a ideia surgiu da necessidade de melhorar a acessibilidade para Eduarda, ressaltando que a inclusão não deve ser apenas simbólica, mas efetiva. Os estudantes envolvidos no projeto, Luís André e Eduarda Reche, explicaram que o sensor de ré foi desenvolvido para proporcionar mais autonomia e segurança, com planos futuros de aprimorar a tecnologia com uma câmera de ré e outras funcionalidades.

A professora Carla Muller, coordenadora da feira, destacou o aumento no número e na qualidade dos projetos apresentados a cada edição, refletindo o empenho das escolas e o crescente interesse dos estudantes em explorar os limites da ciência, tecnologia, saúde global e justiça climática. A feira encerrou-se na tarde de quarta-feira com a premiação dos projetos mais bem avaliados, com os primeiros colocados avançando para a etapa estadual.

A comunidade teve a oportunidade de visitar a feira e conferir de perto as inovações tecnológicas desenvolvidas pelos alunos, reforçando a importância de eventos como este para valorizar e potencializar o ensino público.

Confira a lista dos projetos classificados para a FECITEC estadual:

Ensino Fundamental:

  • 1° EEB São Judas Tadeu
  • 2° EEB Leovegildo Esmerio da Silva
  • 3° EEB ElzaDeek

Ensino Médio:

  • 1° EEB Industrial de Lages
  • 2° EEB Campos Sales
  • 3° EEB Padre Antônio Trivellin e EEB Prof Antonieta Silveira (empataram)

Educação Profissional:

  • 1°CEDUP Renato Ramos da Silva – trabalha Hyun Care
  • 2° CEDUP Industrial de Lages – trabalho coletor e separador de lixo
  • 3° CEDUP Renato Ramos da Silva – trabalho Maker Labtec

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.