Cotidiano Compartilhar
Setembro Amarelo

Lages registra o dobro de mortes e tentativas de suicídio em comparação a 2023

Dados foram consultados na Secretaria Municipal da Saúde do município

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Imagem ilustrativa. | Foto: Hospital Santa Mônica
Imagem ilustrativa. | Foto: Hospital Santa Mônica

O Setembro Amarelo ocorre anualmente para conscientizar a população sobre a importância de prevenir as tentativas de suicídio através, principalmente, do cuidado com a saúde mental. Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado nesta terça-feira (10). A campanha busca, ainda, promover a informação, desmistificar tabus e oferecer apoio a quem precisa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são registrados anualmente mais de 700 mil suicídios. No Brasil, a média dos registros dos últimos 5 anos ultrapassou 15 mil casos anuais, sendo que no ano de 2023 foram mais de 16 mil óbitos auto provocados, ou seja, em média 43 pessoas cometem suicídio por dia.

Em Santa Catarina, em 2023, foram registrados 962 suicídios, dos quais 76% (738) foram cometidos por pessoas do sexo masculino. Entre crianças e adolescentes, na faixa etária dos 10 aos 19 anos, foram 41 óbitos. O maior número de casos ocorreu entre os 30 e 49 anos, somando 366 óbitos. Em 2024, até o dia 29 de agosto, os números já chegam a 616 casos, sendo 77% (475) entre indivíduos do sexo masculino. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Tentativas de Suicídio disparam em 2024 em Lages

A Central de Conteúdo da Clube FM, apurou os primeiros oito meses de 2024, em Lages, e infelizemente a cidade registrou um preocupante aumento nos índices de tentativas e mortes por suicídio, de acordo com dados do Painel de Indicadores da Secretaria Municipal da Saúde, baseados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Até o final de agosto de 2024, foram registradas 51 tentativas de suicídio, uma média de seis casos por mês. Esse número representa um aumento significativo em relação ao total de tentativas de 2023, que foi de 39 casos ao longo de todo o ano, com uma média de três tentativas mensais.

Além do aumento expressivo no número de tentativas, a análise por gênero também revela uma predominância maior entre as mulheres. Em 2023, 71% das tentativas de suicídio envolveram o sexo feminino e 28% o sexo masculino. Já em 2024, a proporção de mulheres aumentou para 80%, enquanto os homens representaram 19% dos casos.

Mortes por Suicídio também aumentam

O número de mortes por suicídio também mostra uma tendência de crescimento. Em 2023, o município registrou 19 óbitos, uma média de uma morte por mês. Até agosto de 2024, já foram registradas 14 mortes, com uma média de dois óbitos mensais. O dobro se comparado ao ano passado mesmo nem ter encerrado o ano de 2024.

Em termos de gênero, a distribuição também apresentou mudanças. Em 2023, 89% das vítimas eram homens, enquanto as mulheres representaram 11% dos casos. Em 2024, a proporção de vítimas masculinas caiu para 64%, e as mortes de mulheres subiram para 36%.

Crianças e adolescentes preocupam

Não são só os adultos que cometem suicídio. Cerca de mil crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade tiram a própria vida no Brasil a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. “A taxa entre jovens cresceu 6% ao ano no país entre 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período”, explica Monique Meneses, enfermeira da DIVE.

Em Lages o cenário não é diferente, a tentativa de suícidio na faixa de 10 à 19 anos dobrou se comparado ao ano anterior, 2023. No ano, nesta faixa etária, em 2023 encerrou com 11 crianças e adolescentes que tentaram tirar a própria vida, uma média de 01 criança/adolesecente ao mês. Já este ano 2024, até o mês de Agosto, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, o número de crianças e adolescentes que tentaram se suicidar dobrou para 16 pessoas, uma média 02 crianças/adolescentes ao mês que algum momento tentaram suicidar-se.

Prevenção

Os números ressaltam um quadro preocupante para a saúde pública de Lages. A rápida elevação tanto nas tentativas quanto nas mortes associadas ao suicídio exige atenção redobrada das autoridades e da sociedade. Especialistas alertam para a necessidade de fortalecer programas de prevenção, ampliar o acesso a serviços de saúde mental e incentivar campanhas de conscientização para enfrentar esse grave problema.

O aumento dos índices acende um alerta não só para Lages, mas para toda a região da Serra Catarinense, que precisa intensificar suas políticas de prevenção ao suicídio e cuidar da saúde mental da população de forma contínua e efetiva.

A Secretaria Municipal da Saúde tem reforçado a importância de procurar ajuda e disponibiliza serviços de atendimento psicológico em unidades de saúde e em programas como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além de manter a parceria com o CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece apoio emocional gratuito pelo telefone 188. Caso precise de apoio ou conheça alguém que precise pode procurar os seguinte locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), UPA 24 horas, SAMU 192, Corpo de Bombeiros 193 e Hospitais.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.