Lages recebe R$ 3 milhões para manutenção do Rio Carahá
As ações preveem evitar erosões durante os dias de chuva na cidade
• Atualizado
A Defesa Civil informou, na manhã desta quinta-feira (8), que o município de Lages, na Serra Catarinense, recebeu uma portaria de liberação com mais de R$ 3 milhões para a recuperação e manutenção do Rio Carahá. As ações preveem evitar erosões durante os dias de chuva na cidade.
De acordo com a Defesa Civil de Lages, o recurso trata-se de uma solicitação feita em maio deste ano para o Governo do Estado e a Defesa Civil do Estado, quando ocorreu a inundação do rio na cidade. Na ocasião, foi realizado, através do setor técnico, um mapeamento dos pontos de erosão das margens do Rio Carahá.
O órgão identificou que havia pontos de erosão no centro da cidade que já estavam próximos da via, com alto risco de ocorrer acidentes. O projeto técnico foi criado para a recuperação destes locais e construção de contenção. A Defesa Civil afirmou que aguarda a liberação do recurso para o lançamento de licitação e realização da obra.
Para o secretário da Defesa Civil, João Eduardo da Silva Pacheco, as obras buscam a prevenção de possíveis desastres. “Esse projeto vai reestruturar toda a margem do Rio Carahá, que sofreu danos com as chuvas de maio. Serão implantadas pedras sobrepostas, que fornecem uma segurança melhor e promovem uma visibilidade bonita à via. Continuamos monitorando os rios e os morros em possíveis deslizamentos para evitar ocorrências e desastres”, disse Pacheco.
Na quarta-feira (7), a Defesa Civil do município iniciou a limpeza e desassoreamento de uma faixa de aproximadamente 900m do Rio Carahá, no Bairro Habitação, na divisa com o Bairro Bom Jesus e Caça e Tiro. A medida faz parte do cronograma de limpeza de córregos e rios da coordenadoria, como medida de mitigação de desastres.
Leia também:
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO