Rádio Clube Compartilhar
reconhecimento

Lages recebe certificação de excelência no atendimento a AVC

Município é oficializado como "Cidade Angels" em reconhecimento à integração entre saúde, educação e rapidez no tratamento do AVC

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Lages recebe certificação de excelência no atendimento a AVC | Foto: Nilton Wolff
Lages recebe certificação de excelência no atendimento a AVC | Foto: Nilton Wolff

O município de Lages recebeu, na manhã desta terça-feira (03), a certificação internacional “Cidade Angels”. O título, concedido a cidades que demonstram excelência na prevenção, identificação e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi entregue em solenidade realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Lages recebe certificação internacional; o programa e a certificação

A Iniciativa Angels é coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim com apoio da Organização Mundial de AVC (WSO). Para obter o título, o município deve comprovar a existência de uma rede integrada que inclua um hospital de referência certificado, um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estruturado e fluxos de atendimento bem definidos.

Em Lages, foram certificados diferentes elos da rede de atenção:

  • Hospital Nossa Senhora dos Prazeres;
  • SAMU (administrado pela Prefeitura);
  • Unidade Móvel Avançada (administrada pela Fahece).

A prefeita Carmen Zanotto e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, destacaram que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto entre as esferas estadual e municipal, focado na redução de sequelas e óbitos.

“Quando diferentes esferas do governo caminham juntas, com planejamento, responsabilidade e compromisso, os resultados aparecem. Este reconhecimento é uma conquista coletiva, construída com o apoio do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, das equipes da Saúde, da Educação, do Samu, do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e das instituições que caminham ao nosso lado. Quando há união de esforços conseguimos salvar vidas e oferecer uma rede cada vez mais qualificada”, destaca prefeita.

Integração com a educação

Um dos diferenciais que contribuíram para a certificação foi a inclusão do projeto Fast Heroes na rede municipal de ensino. A iniciativa utiliza linguagem lúdica para capacitar crianças a reconhecerem os sintomas de um AVC em familiares e acionarem imediatamente o socorro médico.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, somente em 2025, mais de mil alunos participaram das atividades. O objetivo é que o conhecimento se espalhe nos círculos familiares, garantindo que o atendimento seja solicitado dentro da “janela de tempo” ideal para o tratamento.

Impacto na rede pública

A secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, pontuou que a certificação valida a qualificação das equipes de saúde e o monitoramento constante dos indicadores de qualidade. O programa atua na capacitação técnica dos profissionais e na educação da comunidade, consolidando Lages como referência regional na resposta rápida ao agravo.

A cerimônia contou com a presença de autoridades da saúde, educação e representantes científicos da Iniciativa Angels, reforçando o compromisso do município com a continuidade das políticas públicas de prevenção.

Confira vídeo da certificação

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.