Lages realiza 2º Simulado de Desastres neste domingo
O objetivo da iniciativa é o aprimoramento dos protocolos de resposta e a consolidação de estratégias voltadas à prevenção e gestão de riscos, tanto em âmbito municipal quanto estadual
• Atualizado
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, promove no próximo domingo (1), o 2º Simulado de Desastre de Lages. A atividade, que terá início às 10h, ocorre de forma integrada à segunda edição do Simulado Oficial da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. O exercício prático será concentrado na região entre a rua Lauro Ribeiro de Lima e a avenida Belisário Ramos (Carahá), abrangendo a divisa dos bairros Habitação e Universitário.
Integração do e protocolos de resposta
O objetivo central da iniciativa é o aprimoramento dos protocolos de resposta e a consolidação de estratégias voltadas à prevenção e gestão de riscos, tanto em âmbito municipal quanto estadual. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), a ação mobiliza diversos órgãos públicos e instituições de segurança pública para garantir a eficiência em situações reais de emergência.
O treinamento foi estruturado para ser um exercício completo de logística e operação. Entre as etapas programadas, estão a preparação do cenário de desastre, o isolamento perimetral da área, o atendimento pré-hospitalar às vítimas, processos de evacuação, contenção de resíduos, deslocamento de pessoas para abrigos temporários, além da avaliação técnica de danos e a posterior liberação das vias públicas para o tráfego.
Coordenação e fases do treinamento
Os trabalhos serão coordenados pelo Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), contando com a participação direta da prefeita Carmen Zanotto na supervisão das atividades. O simulado está dividido em quatro fases distintas, desenhadas para testar a capacidade de resposta das equipes diante de cenários de risco elevado.
Antes da execução prática no domingo, os órgãos envolvidos realizarão uma última reunião de alinhamento técnico nesta quinta-feira (26), com o intuito de ajustar os detalhes finais da operação. A ação busca assegurar que a comunicação entre as diferentes frentes de segurança e assistência social ocorra de maneira fluida e organizada.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO