Lages promove evento essencial de combate à violência contra a mulher
O evento tem como objetivo levar informações à comunidade
• Atualizado
Em uma iniciativa conjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Lages, por meio de sua Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e Proteção à Vítima, e do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil, Lages receberá um evento importante de conscientização e apoio no combate à violência contra a mulher. O encontro está marcado para esta quinta-feira (17) às 19h, no Mercado Público.
Leia Mais
Com o objetivo de levar informação e ferramentas à comunidade, o evento, que já contabiliza mais de 100 inscrições, busca acolher e empoderar mulheres, oferecendo caminhos para sair do ciclo da violência.
Programação
A programação é abrangente e contará com a participação de diversos especialistas:
- Análise de Dados: Representantes do protótipo Alpha apresentarão dados de boletins de ocorrência e os fatores que desencadeiam a violência, oferecendo um panorama da situação.
- Direito Patrimonial: O advogado Dr. Vitor Hugo de Melo abordará um tema de grande relevância, mas pouco discutido publicamente: o direito real de habitação do cônjuge ou convivente sobrevivente sobre o patrimônio.
- Justiça Restaurativa: O Dr. Takashima, à frente da Quarta Vara Cível e da Justiça Restaurativa, apresentará o projeto voltado ao diálogo e apoio a homens agressores, visando a não reincidência.
- Políticas Públicas para Mulheres: A vereadora Suzana, à frente da Secretaria da Mulher, detalhará as políticas públicas existentes no órgão, incluindo a existência de uma casa de apoio cujo endereço é sigiloso para garantir a segurança das vítimas.
- Segurança e Denúncia: A Polícia Militar, por meio da Rede Catarina, ensinará os participantes a utilizar o aplicativo PMSC Cidadão. Serão demonstradas as funções do botão do pânico para mulheres com medida protetiva e do ‘botão metendo a colher’, que permite a qualquer cidadão denunciar anonimamente situações de violência presenciadas, um recurso vital para vítimas que não conseguem fazer a denúncia.
- Aspectos Psicológicos e Superação: Para encerrar o evento, a professora doutora Lilian Kanan abordará os aspectos psicológicos, oferecendo dicas sobre como “virar a chave” e encontrar caminhos para o fortalecimento.
- Testemunho de Vida: O ponto alto do encerramento será o relato de uma mulher que vivenciou diversas situações de violência e encontrou meios de superação, compartilhando sua história para inspirar outras vítimas.
Denise Luciano, do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil , destacou a importância do evento como uma “construção”, oferecendo “ferramentas e caminhos” para quem vivencia ou conhece alguém nessa situação.
“Não falar sobre o tema não vai resolver. Não falar sobre o tema não vai impedir que isso continue acontecendo. Então nós vamos romper esse silêncio e trazer à tona uma questão delicada, uma questão que precisa ser falada, que precisa de ações de uma forma democrática”, afirmou.
Toda a comunidade lageana está convidada a participar e contribuir com o debate sobre o combate à violência contra a mulher. Para quem deseja participar do evento pode se inscrever através do link oficial do evento.
Assista a entrevista
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO