Lages promove 1ª edição do Pedalando com a Saúde neste domingo
O objetivo é incentivar a prática de exercícios
• Atualizado
A Prefeitura de Lages, por meio da Diretoria de Prevenção e Promoção de Saúde e do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (Nephs), realiza a primeira edição de 2025 do projeto “Pedalando com a Saúde”, neste domingo (13)
O evento começa às 14h na Praça Joca Neves. Ciclistas de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos, podem se inscrever. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas na hora ou antecipadamente pela internet.
Antes de iniciar o percurso, os participantes terão um “aulão” de aquecimento e alongamento, preparando o corpo para a pedalada. O objetivo da iniciativa é incentivar a prática de exercícios físicos, essenciais para prevenir doenças causadas pelo sedentarismo, como problemas do coração, pressão alta e diabetes.
Leia também
Nova tarifa social de energia elétrica já vale em Lages; saiba quem tem direito
Desde o último sábado, 5 de julho, a nova Tarifa Social de Energia Elétrica já está em vigor, podendo zerar a conta de luz para algumas famílias e oferecer descontos significativos para outras. A Prefeitura de Lages, via Secretaria de Assistência Social, alerta: manter o Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizado é importante para garantir o acesso a esse benefício.
Quem pode ter a conta de luz de graça
Famílias beneficiárias do CadÚnico que consomem até 80 kWh por mês podem ter a conta de energia elétrica totalmente gratuita. Esta é uma das grandes novidades da Tarifa Social.
Como funcionam os descontos
Para quem não se enquadra na gratuidade, a nova tarifa oferece descontos significativos, que variam de acordo com o consumo:
- Até 30 kWh: 65% de desconto.
- De 31 a 100 kWh: 40% de desconto.
- De 101 a 220 kWh: 10% de desconto.
- Acima de 220 kWh: valor normal da tarifa.
Para famílias indígenas e quilombolas, os descontos são ainda maiores:
- Até 50 kWh: 100% de desconto (gratuidade).
- De 51 a 100 kWh: 40% de desconto.
- De 101 a 220 kWh: 10% de desconto.
- Acima de 220 kWh: tarifa normal.
Além disso, famílias com renda entre meio e um salário mínimo, com consumo de até 120 kWh por mês, terão um desconto de cerca de 12% na taxa CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) da conta de luz.
Quem tem direito ao benefício
Para ser elegível à Tarifa Social de Energia Elétrica, a família precisa se encaixar em um dos seguintes critérios:
- Estar inscrita no CadÚnico com renda familiar mensal por pessoa igual ou menor que meio salário-mínimo nacional.
- Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão no CadÚnico.
- Estar no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos e ter uma pessoa com doença ou deficiência que precise usar aparelhos elétricos para tratamento contínuo.
- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico com consumo mensal de até 80 kWh.
Cadastro do CadÚnico
A Secretaria de Assistência Social de Lages reforça a importância de manter o Cadastro Único sempre atualizado, pois a Tarifa Social é concedida automaticamente às famílias que cumprem os requisitos. Para receber o benefício, basta que o responsável pela conta de luz seja um dos beneficiados pelos programas do governo e tenha seu cadastro em dia.
A nova tarifa social faz parte da Medida Provisória (MP) 1300/2025, publicada em maio. A MP ainda passará por avaliação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que têm até 120 dias para aprová-la ou ela perderá a validade.
Se você tem dúvidas sobre a Tarifa Social ou precisa atualizar seu CadÚnico, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO