Rádio Clube Compartilhar
após 15 anos!

Prefeitura de Lages projeta conclusão das obras no Complexo Ponte Grande; saiba quando

Iniciado em 2011, o projeto completa 15 anos em 2026

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Prefeitura de Lages projeta conclusão das obras no Complexo Ponte Grande; saiba quando | Foto: Reprodução PML
Prefeitura de Lages projeta conclusão das obras no Complexo Ponte Grande; saiba quando | Foto: Reprodução PML

O projeto do Complexo Ponte Grande, uma das obras de infraestrutura mais longas da história de Lages, iniciada em 2011, caminha para a sua etapa final de urbanização. Em entrevista à Rádio Clube, o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, detalhou o cronograma para este ano, as dificuldades técnicas enfrentadas e a expectativa de novas licitações para completar o traçado da avenida.

Prefeitura de Lages projeta conclusão das obras no Complexo Ponte Grande; recuperação de cronograma

Iniciado há quase 15 anos, o complexo já teve as etapas de saneamento básico e instalação de emissários de esgoto concluídas. O foco atual reside na pavimentação e urbanização. No último ano, o planejamento previa avançar 80% da obra restante, mas apenas 40% foi executado devido a questões técnicas e financeiras. Em termos de investimento, dos R$8 milhões previstos para liquidação em 2025, foram aplicados R$4 milhões.

Para 2026, a meta da prefeitura é intensificar os trabalhos nos próximos oito meses para entregar o trecho de 1,8 km que liga a Avenida Mal. Castelo Branco à Avenida Presidente Vargas totalmente pavimentado até outubro.

Retrabalho e bloqueio de trânsito

Um dos principais imprevistos relatados pela secretaria foi a necessidade de retrabalho no asfalto. Durante parte de 2025, tentou-se manter o fluxo de veículos simultaneamente às obras, porém, o tráfego de veículos pesados danificou as camadas iniciais de pavimento antes que a drenagem estivesse finalizada.

Para evitar novos prejuízos e acelerar a entrega, o trecho entre a Mal. Castelo Branco e a Presidente Vargas está agora completamente bloqueado para o trânsito. A medida visa garantir a integridade do material aplicado e a segurança dos trabalhadores.

Próximas estapas a licitação

A conclusão total dos 3,5 km que compõem as etapas 1 e 2 do projeto é estimada para a virada do ano. Paralelamente, a prefeitura prepara a expansão do complexo:

  • Etapa 3: Compreende o trecho da Avenida Presidente Vargas até a BR-282.
  • Licitação: O projeto está em fase final de revisão e a expectativa é lançar o edital de licitação ainda neste semestre.

O secretário reforçou que a repactuação com a empresa vencedora da licitação já foi realizada para garantir que o cronograma estabelecido para outubro seja cumprido, finalizando uma espera da comunidade que já dura mais de uma década.

  • Prefeitura de Lages projeta conclusão das obras no Complexo Ponte Grande; saiba quando
  • Prefeitura de Lages projeta conclusão das obras no Complexo Ponte Grande; saiba quando

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.