Rádio Clube Compartilhar
projeto

Lages lança edital do programa Minha Casa, Minha Vida para construir 140 novas moradias

O objetivo do projeto é reduzir o déficit habitacional e atender famílias já cadastradas na assistência social do município

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Lages lança edital do programa Minha Casa, Minha Vida para construir 140 novas moradias | Arte: Programa Minha Casa, Minha Vida/Divulgação
Lages lança edital do programa Minha Casa, Minha Vida para construir 140 novas moradias | Arte: Programa Minha Casa, Minha Vida/Divulgação

A Prefeitura de Lages oficializou a abertura do Edital de Chamamento Público nº 001/2026, marcando a retomada de investimentos estruturantes em habitação popular. O projeto prevê a construção do loteamento residencial Ferrovia II, por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional e atender famílias já cadastradas na assistência social do município.

Estrutura do empreendimento

O novo conjunto habitacional será erguido na Rua Major Bibiano Rodrigues de Lima, no bairro Ferrovia. O edital estabelece critérios rígidos para a qualidade das moradias:

  • Capacidade: 140 unidades habitacionais.
  • Área útil: Mínimo de 45 metros quadrados por residência.
  • Localização: Loteamento Residencial Ferrovia II.
  • Valor estimado: Aproximadamente R$ 22 milhões em investimentos via Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Lages lança edital do programa Minha Casa, Minha Vida; responsabilidades e seleção

As empresas de engenharia interessadas devem estar devidamente registradas no CREA ou CAU. A vencedora do chamamento será responsável por todo o ciclo do empreendimento, desde a elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares até a execução final das obras.

De acordo com o executivo da Coordenação Habitacional, Thiago Bettú, o processo é rigoroso:

“As empresas apresentam o desejo de realizar o projeto e nós selecionaremos a proposta mais interessante para o município. Depois, submetemos esses projetos à Caixa Econômica e ao Ministério das Cidades para a aprovação final”, explicou.

Cronograma e inscrições

O prazo para que as construtoras retirem o edital e apresentem suas propostas é de 30 dias corridos, contados a partir de 12 de janeiro. Os documentos estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Lages.

A expectativa da administração municipal é que os trâmites burocráticos e as aprovações federais ocorram no primeiro semestre, permitindo uma definição definitiva sobre o início das obras até o mês de agosto. Para a prefeita Carmen Zanotto, a prioridade é garantir moradia digna e segurança jurídica para as famílias de baixa renda.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.