Lages inicia Semana da Pátria com solenidade em frente à Catedral Diocesana
O evento marcou a chegada do fogo simbólico
• Atualizado
As celebrações da Semana da Pátria, em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil, foram iniciadas em Lages, na Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana. O evento marcou a chegada do fogo simbólico e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes de escolas e da sociedade.
A prefeita Carmen Zanotto esteve no local para a solenidade de hasteamento da bandeira. Ela destacou a importância da data para a reflexão sobre a história do país e a reafirmação de compromissos com a justiça social, igualdade, crescimento, democracia e desenvolvimento.
A solenidade de abertura contou com a participação de diversos órgãos militares, representantes da sociedade civil e de instituições de ensino, enfatizando o caráter cívico da celebração.
Programação da Semana da Pátria
O Secretário Municipal de Educação, Christian Antunes, detalhou a programação da Semana da Pátria. A semana prevê desfiles cívicos e a participação de estudantes no hasteamento e arriamento diário da bandeira na praça.
O Secretário informou que a preparação das avenidas para os desfiles já começou. A expectativa é que as apresentações sejam um “grande desfile”, com as bandas e fanfarras ensaiando há meses. Ele convidou a comunidade a prestigiar.
“Iniciamos ontem, então, toda a preparação da avenida Duque de Caxias, com a nossa equipe da educação. Então, a avenida está sendo toda preparada, e eu não tenho dúvida que vai ser um grande desfile. Até porque as bandas estão todas preparadas, as fanfarras já estão ensaiando há mais de dois, três meses. É um momento para a comunidade, que a gente aproveita para fazer o convite para que a comunidade se faça presente, para prestigiar esse momento cívico tão bonito”.
A programação da Semana da Pátria foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação e as forças de segurança. A prefeita anunciou a realização de dois desfiles cívicos: um no bairro Coral e o tradicional desfile na Avenida Duque de Caxias, que acontecerá no domingo.
No desfile da Avenida Duque de Caxias, serão 32 grupos participantes. Desse total, 10 são escolas, sendo 5 municipais e 5 estaduais. O desfile no bairro Coral também contará com a participação de escolas públicas e privadas, além de associações.
Confira vídeo da solenidade
Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo.
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO