Lages impulsiona o número de castrações de cães e gatos
O Cobea realizou mais de duas mil castrações de janeiro a julho de 2025
• Atualizado
Com um reforço na equipe e investimentos em equipamentos, o Centro de Bem-Estar Animal de Lages (Cobea) intensificou os atendimentos e realizou mais de duas mil castrações de cães e gatos de janeiro a julho de 2025. Este número representa um aumento de mais de 187% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Leia Mais
Para alcançar este resultado, a gestão municipal ampliou a equipe de médicos veterinários e agentes administrativos, além de investir na substituição de equipamentos antigos, como a autoclave e os aparelhos de tricotomia. Segundo a médica veterinária Geanice Iedo, coordenadora executiva de Bem-Estar Animal, o aumento no número de atendimentos é um reflexo da reorganização dos serviços e do esforço conjunto da equipe.
“Estamos trabalhando firme para cuidar melhor dos animais domésticos da nossa cidade. Já realizamos quatro mutirões neste ano e, com as castrações diárias no Centro de Bem-Estar Animal, conseguimos chegar a este bom resultado logo no primeiro semestre de 2025. Isso é resultado de um esforço conjunto de toda a equipe“
Média diária de 20 procedimentos e outras iniciativas
Com uma média de 20 procedimentos diários, o Cobea tem como objetivo principal o controle populacional de cães e gatos. O centro também realiza a microchipagem dos animais castrados, o recolhimento seletivo de animais em situações emergenciais ou vítimas de maus-tratos, e a averiguação de denúncias de maus-tratos registradas em Boletim de Ocorrência.
Outra iniciativa é o Projeto CED (Captura, Esterilização e Devolução), um método de manejo populacional em que animais de rua são recolhidos, castrados e devolvidos ao local de origem após a recuperação cirúrgica.
Compromisso da população
Apesar do aumento significativo nas castrações, que passou de 97 procedimentos em julho de 2024 para 373 no mesmo mês de 2025 (um crescimento de 284%), o número de faltas aos agendamentos também aumentou. No primeiro semestre de 2024, foram registradas 111 ausências, enquanto no mesmo período de 2025 este número saltou para 330, um aumento de 197%.
Geanice Iedo ressalta a importância do comparecimento da população nas datas agendadas.
“Cada falta representa uma oportunidade perdida, um animal que poderia ter recebido cuidado e proteção. Se todos comparecessem na data marcada, poderíamos aumentar ainda mais as castrações e promover um impacto positivo ainda maior na nossa cidade”
Para saber mais sobre o trabalho do Cobea ou para adoção, o centro fica na rua Aníbal Afonso de Athayde, nº 1.300, no bairro Tributo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo. Para contato, o número é (49) 3251-7975 e o Instagram oficial é @cobea_lages.
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO