Lages é destaque no índice de otimismo econômico de SC, aponta Fecomércio
A pesquisa da Fecomércio SC baseou-se em entrevistas com 2.100 consumidores em sete cidades e 405 empresários em 11 municípios do estado
• Atualizado
O município de Lages iniciou o ano de 2026 em posição de destaque no cenário econômico estadual. De acordo com o levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), divulgado nesta terça-feira (13), a cidade apresenta o segundo maior índice de otimismo entre os consumidores catarinenses, ficando atrás apenas de Itajaí.
Lages é destaque no índice de otimismo econômico de SC; perspectiva do consumidor e do empresário
A pesquisa da Fecomércio SC baseou-se em entrevistas com 2.100 consumidores em sete cidades e 405 empresários em 11 municípios do estado. No recorte estadual, 55% dos catarinenses acreditam em uma melhora na economia este ano.
Em Lages, esse número salta para 80,7%, superando significativamente a média de Santa Catarina. Para efeito de comparação, Itajaí lidera o ranking com 81% de otimismo entre os entrevistados.
No setor empresarial catarinense, os números mostram maior cautela: 33,3% dos empresários acreditam em melhora, enquanto 35,4% preveem uma piora e 21% estimam que o cenário permanecerá estável.
Segurança financeira e emprego
Além da visão macroeconômica, o levantamento apurou as expectativas individuais dos catarinenses:
- Situação pessoal: Cerca de 70% dos entrevistados acreditam que sua situação financeira particular irá melhorar ao longo de 2026.
- Estabilidade profissional: Aproximadamente 80% dos catarinenses afirmaram sentir-se seguros ou muito seguros em relação à manutenção de seus empregos.
Contexto regional
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, analisou os dados destacando que a confiança da população reflete o cenário local e estadual.
“Com base nestes dados, uma leitura geral que podemos fazer é que estamos no caminho certo. Devolvendo à nossa cidade o protagonismo que merece. E, apesar da cautela do setor empresarial, o desempenho de Santa Catarina também reflete neste otimismo. Já que a taxa de desemprego estadual (cerca de 2%) é menor do que a média brasileira (5,2%)”, avalia a prefeita.
A divulgação dos dados ocorre em um momento em que a administração municipal busca fortalecer o protagonismo econômico de Lages na região serrana. Para as entidades do setor, os índices de otimismo sugerem um potencial aumento no consumo e na circulação de renda no comércio local durante os próximos meses.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO