Lages e Celesc intensificam Operação Limpa Fio na cidade
Procon lidera força-tarefa para identificar e remover cabos inutilizados em postes
• Atualizado
A Prefeitura de Lages, por meio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), anunciou a ampliação da “Operação Limpa Fio” em parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A iniciativa, oficializada nesta terça-feira (10), visa remover fiações excedentes ou inutilizadas para garantir maior segurança e melhorar o aspecto visual do município.
Centralização de denúncias
O Procon passa a atuar como o canal central para o recebimento de queixas da população. O órgão disponibilizará um formulário específico para que os moradores relatem locais com fios soltos, baixos ou emaranhados.
Após o registro, o Procon agrupará as demandas e as encaminhará à Celesc, que notificará as operadoras de telefonia e internet. Segundo o coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch, a medida garante força jurídica para que a concessionária cobre a retirada imediata dos chamados “cabos mortos”.
Operação Limpa Fio; regras e fiscalização
A operação conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que reforça a existência de normas técnicas para a ocupação dos postes.
“Existem regras que determinam a identificação, a organização e a altura correta da instalação dos cabos“, pontuou o secretário Jean Corbellini.
Além do atendimento às denúncias enviadas pelos cidadãos, foi estabelecido um cronograma de intervenções preventivas em grandes avenidas e áreas comerciais de Lages.
As empresas de telecomunicações que não cumprirem as determinações de manutenção ou remoção de fios estarão sujeitas a sanções severas. O descumprimento pode resultar em processos administrativos no Procon, aplicação de multas e outras penalidades legais previstas nas normas vigentes.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO