Saúde de Lages disponibiliza consulta on-line para estoque da Farmácia Básica
Lista com 124 tipos de medicamentos é atualizada diariamente no site da Secretaria
• Atualizado
A Secretaria Municipal da Saúde de Lages consolidou o acesso digital à relação de medicamentos fornecidos gratuitamente pela Farmácia Básica Municipal. Por meio do site oficial Saúde Lages – Relação de Medicamentos, a população e os profissionais da rede pública podem verificar, em tempo real, a disponibilidade de itens voltados ao tratamento de patologias de alta prevalência, como diabetes, hipertensão e asma.
Atualmente, a lista municipal conta com 124 tipos de medicamentos. A plataforma digital informa não apenas quais itens estão em estoque, mas também justifica eventuais faltas e apresenta previsões de chegada. Segundo a gerente da Central de Assistência Farmacêutica, Andréia Bragagnolo, a ferramenta permite que o cidadão se programe.
“O sistema auxilia o cidadão a se programar antes de sair de casa, evitando deslocamentos desnecessários”, explicou a gerente.
Durante o ano de 2025, a unidade registrou uma alta demanda, com 218.639 atendimentos realizados, uma média superior a 828 atendimentos diários. Para a secretária da Saúde, Rose Cristina Possato, o investimento em transparência digital é parte da prioridade dada à área pela gestão da prefeita Carmen Zanotto.
Orientações sobre o SUS
A Secretaria ressalta que a lista segue as diretrizes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), do Ministério da Saúde. Um ponto de esclarecimento importante feito pela pasta é que, em diversas ocasiões, pacientes procuram a unidade com receitas de medicamentos que não integram a lista do SUS. Nesses casos, o item não é fornecido pela rede pública municipal, o que difere de uma situação de desabastecimento.
Saúde de Lages disponibiliza consulta on-line para estoque da Farmácia Básica; como realizar a retirada
Para ter acesso aos medicamentos, o cidadão deve seguir os critérios estabelecidos pela rede municipal:
- Residência: É necessário morar no município de Lages.
- Cadastro: O paciente deve estar cadastrado no sistema via Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
- Documentação: Apresentação de documento oficial com foto e receita médica válida.
A consulta pode ser feita diretamente no portal da Secretaria Municipal da Saúde, onde constam o nome genérico do fármaco, a forma de apresentação e o status atual de disponibilidade.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO