Rádio Clube Compartilhar
segurança da mulher

Lages capacita setor de entretenimento para aplicação do Protocolo “Não é Não”

O encontro está agendado para o dia 29 de janeiro, das 14h às 17h, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Lages capacita setor de entretenimento para aplicação do Protocolo “Não é Não” | Foto: Divulgação
Lages capacita setor de entretenimento para aplicação do Protocolo “Não é Não” | Foto: Divulgação

Com o objetivo de reforçar a segurança das mulheres em ambientes de lazer, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa e do Procon, realizará uma capacitação voltada a profissionais do setor de entretenimento. O treinamento foca na Lei Federal nº 14.786/2023, que institui o Protocolo “Não é Não” para prevenir o constrangimento e a violência em estabelecimentos comerciais e eventos.

Protocolo “Não é Não”; capacitação e inscrições

O encontro está agendado para o dia 29 de janeiro, das 14h às 17h, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. O público-alvo inclui proprietários e colaboradores de casas noturnas, bares, restaurantes e hotéis. Os interessados devem realizar a inscrição previamente de forma online através do link Capacitação Protocolo “Não é Não”.

A secretária da pasta, Suzana Duarte, destaca que a capacitação busca garantir o acolhimento imediato e a proteção à vítima, além da correta identificação e responsabilização de agressores. A legislação também prevê a criação do selo “Não é Não – Mulheres Seguras”, que identifica locais comprometidos com o respeito e a integridade do público feminino.

Relevância e prevenção

A iniciativa ganha ainda mais relevância após a repercussão nacional de um caso de violência em um reality show no último domingo (18). Segundo a secretária, Lages já planejava a ação antes do episódio, visando a preparação para o Carnaval e grandes eventos regionais.

“Situações de constrangimento ainda fazem parte da realidade de muitas mulheres, o que reforça a necessidade de ações permanentes de prevenção”, pontua Suzana.

Sob orientação da prefeita Carmen Zanotto, a rede de proteção em Lages atua de forma integrada. A cidade é considerada referência no acolhimento, oferecendo suporte psicológico e jurídico para que as mulheres saibam que não estão sozinhas e sintam-se seguras para denunciar.

Canais de denúncia

Para as mulheres que necessitam de orientação ou precisam denunciar situações de violência, estão disponíveis canais municipais e federais com funcionamento 24 horas:

  • Polícia Militar: 190 (Emergências)
  • Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180
  • Plantão Municipal de Lages: (49) 98402-9413 (24h por dia)
  • Secretaria Municipal (horário comercial): (49) 3019-7454
  • Disque Direitos Humanos: Disque 100

A Secretaria de Políticas para a Mulher está localizada na Rua Santa Cruz, nº 155, Centro, ao lado da Igreja Santa Cruz.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.