Lages anuncia shows e novidades nos 100 dias para a Festa do Pinhão
Edição de 2026 terá parque com entrada franca e shows nacionais em arena separada
• Atualizado
A Prefeitura de Lages e a Comissão Central Organizadora (CCO) realizaram, nesta quarta-feira (11), o evento que marca oficialmente o início da contagem regressiva de 100 dias para a 36ª Festa Nacional do Pinhão. No encontro, realizado no auditório da CDL, foram apresentadas as principais novidades sobre o formato, estrutura e a grade de shows para a edição que ocorre entre 22 de maio e 7 de junho.
Novo formato: parque aberto
A grande inovação desta edição é a democratização do acesso ao Parque de Exposições Conta Dinheiro. O local terá entrada franca para que o público desfrute da gastronomia típica, decoração cultural e do parque de diversões. A cobrança de ingressos será restrita à Arena Pinhão, espaço exclusivo para os shows nacionais.
“O propósito é fazer com que toda a população sinta que a festa é para Lages e para a Serra”, destacou a prefeita Carmen Zanotto.
Festa do Pinhão 2026; atrações confirmadas
Pela primeira vez, a organização antecipou a divulgação de algumas das atrações nacionais e regionais já no marco dos 100 dias:
- Abertura no Recanto (Centro): No dia 22 de maio, com Renato Borghetti e Fábrica de Gaiteiros; no dia 23, show com Baitaca.
- Arena Pinhão (Parque): Inicia em 29 de maio com Corpo e Alma e Brilha Som (entrada gratuita). No dia 30, o palco recebe Lauana Prado, Alexandre Pires e Alok.
Sapecada e concurso da Realeza da Festa do Pinhão
As tradicionais Sapecada da Serra Catarinense e Sapecada da Canção Nativa ocorrerão de 29 a 31 de maio no Recanto do Pinhão. As inscrições para compositores abrem de 1º a 30 de março.
Já a escolha da realeza está em fase de inscrições, que seguem abertas até 20 de fevereiro na Fundação Cultural. O concurso final, que definirá a rainha e princesas entre 12 finalistas, será realizado no dia 4 de março, no Mercado Público Municipal.
Valorização regional e profissionalização
O evento também destacou a integração dos 18 municípios da região, promovendo produtos com identificação geográfica, como vinhos de altitude e queijo serrano. Segundo a Secretaria de Turismo de Lages, Ana Vieira, já foram iniciadas capacitações em parceria com o Senac para qualificar o atendimento na hotelaria e gastronomia, visando uma experiência profissional e acolhedora aos turistas.
Confira vídeo
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO