Lages amplia acesso à vacinação com novas salas de vacina em horário noturno
A iniciativa visa ampliar o acesso à vacina contra a Influenza (gripe) e outros imunizantes
• Atualizado
A partir da próxima semana, os moradores de Lages terão mais flexibilidade para se vacinar. A Secretaria da Saúde anunciou a abertura de duas novas salas de vacinação em horário estendido, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Mariza e Conta Dinheiro.
A iniciativa visa ampliar o acesso à vacina contra a Influenza (gripe) e outros imunizantes, facilitando a vida de quem trabalha ou tem outros compromissos durante o dia.
Na UBS Vila Mariza, localizada na Rua Jerusalém, nº 126 o atendimento será nas terças-feiras, das 17h às 21h. Já na UBS Conta Dinheiro, localizada na Avenida Luiz de Camões, nº 1.953 com atendimento às quartas-feiras, das 17h às 21h30min.
As salas de vacinação oferecem cobertura para crianças (a partir de dois meses de vida), adolescentes e adultos. Para ser atendido, basta comparecer à UBS portando a caderneta de vacinação (ou comprovante), documento de identidade, CPF e Cartão SUS.
Leia também
Distribuição de fraldas pelo SUS muda e passa a ser feita pela Farmácia Popular
A partir de abril, a retirada de fraldas descartáveis para idosos, pessoas com deficiência e pacientes que necessitam do item, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será feita diretamente nas farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil. A mudança é resultado da Portaria 6.613/2025 do Ministério da Saúde, que estabeleceu a gratuidade de medicamentos e fraldas geriátricas para esses grupos.
Quem tem direito
- Idosos a partir de 60 anos;
- Pessoas com deficiência;
- Pacientes com doenças que exigem o uso de fraldas geriátricas;
- Pacientes que perderam o controle de suas funções fisiológicas.
Para retirar as fraldas, podem ser em qualquer Farmácia Popular credenciada, identificada pela logomarca do programa.
Para garantir a retirada das fraldas geriátricas na Farmácia Popular, é essencial apresentar documento oficial com foto, CPF e laudo médico com CID (para PCDs), e, em caso de retirada por terceiros, procuração ou comprovação de interdição do paciente.
Pacientes que já recebem fraldas pelo sistema atual do município deverão se desligar dele para ter acesso ao benefício na Farmácia Popular. Não é possível receber o benefício pelas duas vias juntamente.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os interessados procurem a Farmácia Popular mais próxima para obter mais informações sobre a nova forma de distribuição e a documentação necessária.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO