Negócios Compartilhar
CRESCIMENTO

Lages abre mais de 2.500 novas empresas no primeiro semestre de 2025

O aumento se deu tanto no comércio varejista e atacadista

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Lages abre mais de 2.500 novas empresas no primeiro semestre de 2025 | Foto: Reprodução/Prefeitura de Lages
Lages abre mais de 2.500 novas empresas no primeiro semestre de 2025 | Foto: Reprodução/Prefeitura de Lages

Santa Catarina registrou a abertura de mais de 75 mil empresas nos primeiros seis meses de 2025, com a maioria sendo Microempreendedores Individuais (MEIs). Esse cenário reflete o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em todo o estado, um ritmo acompanhado de perto por Lages.

De janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação de Lages contabilizou a formalização de 2.560 novos empreendimentos, incluindo MEIs, S.A. e Limitadas.

Alex Delfes, diretor da Secretaria, destaca um aumento de quase 40% nas aberturas em relação aos fechamentos de empresas no período. “Nós tivemos 40% a mais de abertura do que de fechamento”, afirmou. Esse crescimento é particularmente notável em alguns setores, como comércio e transporte e entregas, que juntos somam mais de mil empresas abertas no primeiro semestre.

Delfes explica que o aumento se deu tanto no comércio varejista e atacadista, incluindo reparação de veículos e todo o setor automotivo, quanto no segmento de transporte, armazenagem e entregas. “São os dois modelos de empresas que mais cresceram na nossa cidade neste momento”, ressaltou.

MEI: saiba como regularizar e evitar dívidas

Especificamente sobre os MEIs, o primeiro semestre registrou a abertura de 2.038 novos registros, enquanto 1.029 foram encerrados. Sobre os fechamentos, o diretor aponta que muitos ocorrem na área da construção civil. “São pessoas que abrem o MEI para trabalhar na questão de construção e, em seguida, as empresas resolvem contratar essas pessoas”, explica, levando ao fechamento do MEI para iniciar um vínculo empregatício.

A Secretaria alerta para a importância de realizar a baixa do MEI de forma correta, buscando o atendimento presencial. Muitos casos de dívidas passadas são identificados quando o encerramento é feito apenas por aplicativo, sem a devida declaração ou verificação de guias em atraso. A Secretaria oferece suporte para adiantar dívidas, fazer parcelamentos e a declaração de 2025, evitando problemas futuros.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação de Lages está localizada na Rua Manoel Thiago de Castro, próximo à Igreja Santa Cruz.

Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.