Inter de Lages completa 74 anos de história no futebol Catarinense
O time foi fundado no dia 13 de junho de 1949 por 12 jovens lageanos, alguns deles torcedores do Sport Club Internacional, de Porto Alegre.
• Atualizado
O Internacional de Lages está em festa, neste dia 13 de junho completa 74 anos de história no futebol catarinense e no coração dos lageanos. O time foi fundado no dia 13 de junho de 1949 por 12 jovens lageanos, alguns deles torcedores do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, o que ajuda a explicar o nome e as cores usadas pelo clube de Lages.
História
O Leão Baio é um dos mais tradicionais e longevos do futebol de Santa Catarina ainda em atividade. Na primeira divisão do estadual, foram 39 participações até 2018. Ao todo, considerando também as temporadas do clube na segunda e terceira divisões do Campeonato Catarinense, foram 55 participações até 2021: além das 39 na primeira divisão, foram 12 temporadas na segunda divisão (em quatro diferentes momentos) e quatro na terceira.
Abatido por problemas financeiros, o Inter não entrou em campo em três momentos distintos de sua história: o intervalo 1996-1999, o ano de 2003 e o de 2009. Depois de um ano fora das disputas, o retorno às competições ocorreu em 2010, pela Divisão de Acesso (atual Série C) do estadual. Em dezembro de 2012, após intensa campanha pública que pedia mudanças no clube, o Inter de Lages trocou seu comando. José Carlos Medeiros, o Brequinho, dirigente do clube por mais de duas décadas, deixou a presidência.
O eleito para ocupar o posto foi José Carlos Susin, o Zezé, campeão estadual pelo Inter de Lages como jogador em 1965. Zezé cumpriu seus dois anos de mandato, nos quais foi campeão da Divisão de Acesso, em 2013, e da Série B, em 2014, resultados que devolveram o clube à elite do estadual pela primeira vez em 13 anos. Na sequência do mandato de Zezé, Cristopher Nunes foi eleito para comandar o clube.
Primeiros passos
Nos primeiros anos, o time disputou partidas apenas em Lages e nos municípios próximos. Sua filiação à “Liga Serrana de Desportos” ocorreu 1950, ano de fundação da entidade – em 1974, a entidade mudou seu nome para “Liga Serrana de Futebol”. O Inter de Lages entrou na disputa pelo campeonato da cidade em 1951, em uma época em que os torneios municipais atraíam fortemente a atenção do público em todo o Estado. Nessa época, o Inter mediu forças com equipes como o “Cruzeiro Futebol Clube”, além de “Aliados Futebol Clube” e “Lages Futebol Clube” – estes dois foram, respectivamente, o primeiro e o segundo times a representar Lages no campeonato estadual. A filiação do Inter de Lages à Federação Catarinense de Futebol ocorreu em 1957
Troca de Nomes
Antes de adotar o nome definitivo, o Inter de Lages foi fundado como “Esporte Clube Juvenil”, em alusão à idade de seus criadores, todos na faixa dos 18 anos. Pouco tempo depois, mudaram o nome para “Esporte Clube Comerciário”. Foi uma estratégia para atrair a simpatia dos lojistas da cidade e, com isso, angarear recursos para a compra de bolas e material esportivo. Depois, os fundadores acharam que Comerciário não soava bem como nome de time de futebol e, pela terceira vez em dois meses, o nome foi alterado. Em 13 de junho de 1949, o Esporte Clube Internacional nasceu definitivamente.
Novo Inter
Em novembro de 1999, ex-dirigentes do Inter de Lages, então afastados por quatro anos de competições oficiais em virtude de problemas financeiros, fundaram o “Sociedade Esportiva e Recreativa Internacional”, ou “SER Internacional”. A nova equipe, que tinha as mesmas cores de seu antecessor, venceu o estadual catarinense da segunda divisão em 2000 e ficou na quinta colocação do torneio da primeira divisão de 2001.
Entretanto, já no ano seguinte, o acúmulo de dívidas atrapalhou o “novo Inter” – chamado por críticos e adversários, ironicamente, de “Inter genérico”, que acabou encerrando suas atividades. A despeito de terem sido fundados em datas diferentes, Inter “velho” e “novo” são reconhecidos oficialmente como um só pelo Esporte Clube Internacional. Isso porque eles tiveram a mesma sede, um esteve em ação quando o outro estava afastado das competições e boa parte dos diretores de ambas as instituições era a mesma.
Fundadores
Aderbal Vicente Pereira
Adolfo Schmidt
Alberto Aleixo Rossi
Ariovaldo Nery Caon
Armindo João Araldi
Célio Schmidt Silva
César Ramos Koeche
Gercino Hoffer Lins
Luiz Leal Nunes
Nelson Hoffer Linss
Nilson Ramos Martins
Vantuil Sambaqui Moreira (primeiro presidente).
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO