Instituto Paternidade Responsável visita escolas em Lages
O Instituto promove reconhecimento da paternidade
• Atualizado
O Instituto Paternidade Responsável de Lages está visitando escolas para promover o reconhecimento paterno e a responsabilidade parental. Eles trabalham para reconhecer a garantia dos direitos e deveres que os pais têm em relação aos filhos menores de idade.
Leia Mais
Segundo a mediadora Rita Lange, no Brasil, o número de pessoas que não possuem o nome do pai no registro civil aumentou de 5% para 7% desde 2018. São mais de 170 mil crianças que nasceram nesse período sem o sobrenome paterno.
O reconhecimento da paternidade pode ser feito em qualquer idade, e de acordo com Rita Lange, o número de pessoas que não tem registrado o nome do pai no Brasil está aumentando cada vez mais.
“Também, a gente fala muito do abandono afetivo. Não é só o reconhecimento, a certidão. É uma obrigação, um reconhecimento. Mas o amor, o acompanhamento com essas crianças, o pai de estar presente, mesmo o casal sendo separado… Filho é pro resto da vida.”, destaca Rita.
Nas escolas, o Instituto fala sobre questões do que é necessário para reconhecimento paterno. A mediadora também orienta que para buscar a paternidade, é necessários os documentos e o endereço do suposto pai.
“O Instituto Paternidade Responsável existe há 21 anos em Lages e é referência em Santa Catarina coordenando os exames de DNA de todo o estado. Fizemos uma campanha preventiva junto à comunidade porque não é só prevenção quanto a criança, mas também tem a prevenção das DSTs, que também é preocupante. Estamos de portas abertas.”, Rita explica.
Atendimento do Instituto
Hoje, o Instituto oferece atendimento gratuito na Universidade do Planato Catarinense, aberto das 8h as 12h, e das 13h as 17h. Para contato com o Instituto, basta acessar o Instagram ou entrar em contato pelo WhatsApp (49) 98877-8235.
Matéria feita em colaboração com o repórter Amarildo Volpato.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO