Incêndio em barracão industrial em Lages é controlado pelos bombeiros
Os bombeiros constataram o foco do fogo
• Atualizado
Um princípio de incêndio em um barracão industrial localizado na Rua Dr. Aujor Luz, no Bairro Santa Catarina, mobilizou equipes do 5º Batalhão de Bombeiros Militar na manhã desta sexta-feira (30). O incidente, que teve início por volta das 06h25, foi rapidamente controlado, evitando maiores danos.
As viaturas ABTR-105, ABTR-130 e ASU-481 foram acionadas via COBOM (Central de Operações Bombeiro Militar) para atender à ocorrência. Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o foco do fogo estava concentrado no quadro de disjuntores e na fiação no interior do galpão.
Com o corte de energia elétrica realizado, a equipe agiu utilizando um extintor de Gás Carbônico para extinguir as chamas. Em seguida, uma linha de ataque de combate a incêndio foi montada para realizar o resfriamento da área afetada. No total, foram utilizados apenas 50 litros de água na operação.
Leia também
Incêndio devasta residência na Serra
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência unifamiliar de madeira na Rua Anita Garibaldi, em Bom Retiro, na tarde desta quinta-feira (29). As chamas consumiram cerca de 75% da edificação de aproximadamente 140m² antes da chegada das equipes de resgate.
O 5º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado pelo COBOM de Lages às 12h48. As viaturas ABTR-189 e ASU-350 foram as primeiras a chegar ao local. Diante da intensidade do fogo, que estava em fase de desenvolvimento, o ABTR-147 foi acionado em apoio.
Após verificar com o proprietário que não havia vítimas presas na residência, os bombeiros iniciaram o combate. A energia elétrica do imóvel foi desligada e duas linhas de ataque foram montadas para o combate indireto das chamas.
O trabalho das equipes também incluiu o resfriamento das duas residências próximas para evitar a propagação do fogo e o corte de fiações elétricas próximas. No total, foram utilizados 15.000 litros de água entre combate e rescaldo, devido à grande quantidade de material combustível dentro da casa.
O SAMU foi acionado para atender os moradores da residência, que apresentavam inalação de fumaça e suspeita de queimaduras. Para auxiliar no rescaldo, uma retroescavadeira do município foi solicitada para afastar os entulhos. Enxadas também foram usadas para espalhar o material.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO