Logo
Rádio Clube Compartilhar
TRISTEZA

Identificado trabalhador morto eletrocutado em poste na Serra Catarinense

O acidente ocorreu na Área Industrial de Lages durante instalação de fibra óptica

• Atualizado

Schaina Marcon

Por Schaina Marcon

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Identificado trabalhador morto eletrocutado em poste na Serra Catarinense | Foto: Rodrigo Silvério/Rádio Clube de Lages
Identificado trabalhador morto eletrocutado em poste na Serra Catarinense | Foto: Rodrigo Silvério/Rádio Clube de Lages

Foi identificado como Fabio Ribeiro Varoni, de 33 anos, o homem que morreu eletrocutado enquanto trabalhava em um poste de energia elétrica em Lages, na Serra Catarinense.

O corpo será velado na Capela São José, no bairro Triângulo, a partir das 20h deste sábado (21). O sepultamento está marcado para domingo (22), às 17h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Penha.

Nas redes sociais, amigos e familiares prestaram homenagens e mensagens de pesar lamentando a perda.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por solicitação da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) e da Central de Regulação Médica do SAMU, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Lages e a Unidade de Suporte Avançado do SAMU (USA-01) foram acionadas para atender a ocorrência de choque elétrico.

A guarnição do Posto Avançado, localizado na Área Industrial, foi a primeira a chegar ao local. Via rádio, os bombeiros solicitaram apoio das demais equipes da sede, no bairro São Cristóvão, além da equipe da Celesc, devido à gravidade e complexidade da situação.

No local, os socorristas constataram que a vítima estava sobre o poste de energia elétrica, suspensa apenas pelo talabarte de posicionamento (equipamento de ancoragem), com o corpo projetado em linha horizontal e os pés apoiados em uma escada reclinável, a cerca de cinco a seis metros de altura.

A rede de baixa tensão ainda estava energizada, o que impediu o resgate imediato antes do desligamento da energia pela companhia elétrica. Enquanto aguardavam a chegada da equipe da Celesc, os bombeiros traçaram a estratégia de retirada, preparando materiais, equipamentos e realizando a paramentação com Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Após o desligamento do fornecimento de energia, foi iniciada a operação de resgate. Uma segunda escada foi posicionada e estabilizada com ancoragem humana. Um dos bombeiros realizou um ponto de ancoragem no poste, acima da vítima, o mais distante possível. No primeiro contato, já foi constatada a ausência de sinais vitais.

Foram utilizados sistemas de ancoragem com placa e duas cordas — uma com sistema de redução de força presa ao peitoral da cadeirinha da vítima e outra de segurança com trava-queda. Na base, com apoio do caminhão, foi feito um novo ponto de ancoragem para a descida controlada por meio de descensor, equipamento utilizado em técnicas de rapel.

Após a retirada e descida ao solo, a equipe médica do SAMU assumiu o atendimento e confirmou o óbito no local.

Segundo informações apuradas, Fabio prestava serviço na instalação de fibra óptica. Um colega de trabalho, de 35 anos, que também estava na ocorrência, relatou que realizava serviço em outro poste mais adiante no momento do acidente.

Após a confirmação da morte, foram acionadas a Polícia Científica, além da Polícia Militar de Santa Catarina e da Polícia Civil de Santa Catarina, que compareceram ao local para os procedimentos legais cabíveis.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.