Homenagem e lembrança: Mercado Público de Lages recebe novo nome; saiba qual
A solenidade que oficializa a nova denominação, aconteceu nesta quarta-feira (06)
• Atualizado
Um Projeto de Lei de autoria do executivo denominou o Mercado Público Municipal de Lages como sendo Osvaldo Uncini. Aprovado pela Câmara de Vereadores, o decreto estabelece que o local, localizado à Rua Hercílio Luz, no Centro, terá uma placa indicativa com os dizeres: Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Cidadão Ilustre.
A solenidade que oficializa a nova denominação, aconteceu nesta quarta-feira (06), nas instalações do Mercado Público e contou com os familiares do homenageado, parentes e amigos. Osvaldo Unicini morreu, vítima de acidente este ano, quando operava uma colheitadeira numa de suas propriedades, na localidade de Santa Terezinha do Salto.
Na manhã de quarta-feira, a Rádio Clube de Lages homenageou Osvaldo Uncini no programa Clube Cidade, dirigido pela apresentadora Adriana Gautério com participação dos filhos de Uncini, Paulinho e Isabel, além do ex-governador Raimundo Colombo e do secretário executivo da Amures, Walter Manfroi.
Uncini foi um político de destaque dentro do antigo PFL, hoje PSD. Foi vereador por dois mandatos e chegou a presidir a Câmara de Vereadores. Depois concorreu à prefeitura de Lages como vice candidato e também foi secretário do Desenvolvimento Regional.
Seu último cargo público foi como secretário Municipal da Agricultura, durante o primeiro mandato do prefeito Ceron. Chegou a se manter no cargo no segundo mandato de Ceron, mas decidiu se ausentar para cuidar de suas propriedades agrícolas. Ele foi um forte empresário da área do agronegócio e responsável por dar um grande impulso nesta área ao município.
Osvaldo Uncini inspirou o agronegócio da região e foi um dos pioneiros, quando se dizia que na Serra Catarinense o negócio é voltado apenas à pecuária. Ele morreu no final da tarde de quarta-feira, 31 de maio de 2023, quando operava uma colheitadeira. A morte de Uncini abalou o setor regional do agronegócio e político.
Empresário com grande dedicação à família, ele morreu num campo de cultivo, onde deu seu último suspiro, olhando para a plantação de soja, e a terra, sua matéria-prima da transformação da vida. Em seu leito de morte, Uncini deixou mais que um legado, deixou lição de que, a vida segue, como as lavouras por ele cultivadas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO