Polícia prende homem com 100 kg de explosivos que seriam usados para atacar presídio em Lages
Outras cinco pessoas foram identificadas.
• Atualizado
Uma organização criminosa que planejava atacar a Divisão de Investigação Criminal e o Presídio de Lages foi desarticulada pela Polícia Civil de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (16). Um suspeito foi preso em flagrante com mais de 100 kg de explosivos e drogas, no bairro Guarujá, em Lages, na Serra catarinense.
Além do preso, foram identificados outros cinco integrantes da organização criminosa. A polícia segue com as investigações prender os suspeitos.
A investigação conseguiu informações de que o grupo iria usar explosivos para permitir a fuga de um detento do presídio. Os policiais também tinham informações de que a organização criminosa era atuante no tráfico de drogas.
Conforme a polícia, novas informações surgiram nesta quarta, após um usuário de drogas que sofreu tentativa de homicídio, por conta de dívidas com o tráfico, procurar a delegacia e prestar depoimento que ajudaram a investigação a identificar onde as drogas e os explosivos estariam escondidos.
Um dos suspeitos da tentativa de homicídio foi preso pela manhã, com 9 kg de maconha, 1,6kg de cocaína, e pouco mais de 100k g de explosivos. Entre os itens, havia um cordel detonante e um detonador.
A Polícia Civil também identificou que o material estava armazenado de forma que provocava risco de explosão altíssimo. A explosão poderia alguns quarteirões se detonada. O Exército foi acionado o para auxiliar na verificação do material.
A operação para localizar os suspeitos envolveu policiais de Lages, do Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço, Xanxerê, Chapecó, helicóptero do SAER e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Científica também foi acionada para auxiliar na identificação do material apreendido.
O homem foi conduzido para Divisão de Investigação Criminal, ele autuado pelos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de material explosivo e organização criminosa. Em seguida, foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO