Halo solar forma anel luminoso e encanta Serra Catarinense
Fenômeno óptico foi registrado ao meio-dia deste domingo (22)
• Atualizado
Um halo solar chamou a atenção de moradores e visitantes em São Joaquim, na Serra Catarinense por volta das 12h35 deste domingo (22). O fenômeno formou um anel luminoso ao redor do Sol e pôde ser observado a olho nu, proporcionando um verdadeiro espetáculo no céu da Serra Catarinense.
O registro foi feito pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, que capturou imagens do círculo brilhante contornando o astro. As fotografias rapidamente repercutiram entre moradores da região, destacando a beleza do fenômeno atmosférico.
Entenda o que é o halo solar
O halo solar é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz do Sol atravessa milhões de cristais de gelo presentes em nuvens altas, geralmente do tipo cirrostratus, situadas a mais de seis mil metros de altitude. Esses cristais funcionam como pequenos prismas naturais, refratando e refletindo a luz, o que resulta na formação de um anel ao redor do Sol.
O tipo mais comum é o chamado “halo de 22 graus”, nome dado em razão do raio aproximado do círculo luminoso em relação ao astro.
Pode indicar mudança no tempo
Especialistas apontam que o halo solar costuma estar associado à aproximação de frentes frias ou mudanças nas condições do tempo, já que as nuvens responsáveis por sua formação geralmente antecedem sistemas de instabilidade.
O fenômeno também pode ocorrer à noite, ao redor da Lua — quando recebe o nome de halo lunar. Apesar da aparência intensa e chamativa, não altera a temperatura e não representa qualquer risco à saúde.
Mais uma vez, o céu de Serra Catarinense foi cenário de um espetáculo natural que reforça as características climáticas singulares da região.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO






