Cotidiano Compartilhar
Começa hoje!

Guia definitivo da Festa do Pinhão: veja ingressos, shows e mapa do evento

Maior evento da Serra Catarinense espera receber mais de 300 mil visitantes

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Uma das maiores festas do Sul do Brasil, a Festa Nacional do Pinhão, inicia nesta sexta-feira (02) com atrações e shows nacionais. A 33ª edição vai até 11 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro, e espera receber 300 mil visitantes, mesmo sob temperaturas negativas na cidade de Lages.

Considerado o maior evento gastronômico e artístico da Serra Catarinense, a festa é organizada pela prefeitura de Lages juntamente com a iniciativa privada, a Ame e Opus Entretenimento. O símbolo da festa é a gralha-azul, espécie de ave imprescindível para a dispersão biológica dos pinheiros brasileiros, e tem como comída típica receitas à base de pinhão.

Os shows

Festa Nacional do Pinhão – 02 de junho.

O show da dupla sertaneja Henrique e Juliano abre o primeiro dia de festa, na sexta-feira, 2 de junho. Conhecidos nacionalmente e queridos pelo público serrano, é a terceira vez que os irmãos se apresentam no evento. 

Além da dupla, a festa também contará, no dia de abertura, com o show de Ana Clara, voz feminina que se destaca cantando samba e pagode. No dia também terá música eletrônica com o DJ Luciano Rodrigues, conhecido pelo nome artístico KVSH, que também foi confirmado na programação.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa Nacional do Pinhão – 03 de junho.

No segundo dia de Festa Nacional do Pinhão, o palco nacional vai ferver com a apresentação da banda gaúcha de rock, a Fresno. Sucessos como “Desde Quando Você Se Foi”, “Porto Alegre” e “Redenção” serão tocadas no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Para fechar a noite com chave de ouro, ainda no dia 3 de junho, as bandas cariocas, Roupa Nova e Biquini Cavadão, também subirão aos palcos de Lages, com o que há de melhor de pop e rock brasileiro.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa Nacional do Pinhão – 04 de junho.

Neste sábado (15), a organização da Festa Nacional do Pinhão 2023 confirmou a dupla sertaneja Maiara e Maraísa como uma das atrações do evento. A apresentação das cantoras será no dia 4 de junho, no palco nacional, no Parque Conta Dinheiro, em Lages.

Além das gêmeas, para o dia 4 de junho também foi anunciado o cantor Lucas Fernandes, dono dos sucessos “Só Não Marca Nóis” e “Segue sua Vida”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa Nacional do Pinhão – 7 de junho.

No dia 7 de junho, quarta-feira, o cantor Luan Santana, a funkeira Ludmila, a dupla Hugo & Guilherme e o DJ baladado Alok, vão subir no Palco Nacional numa noite que promete ser muito especial.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa Nacional do Pinhão – 09 de junho.

Já no dia 9 de junho, sexta-feira, os lageanos poderão prestigiar os estilos musicais sertanejo, pagode e hip-hop em uma só noite. A dupla Marcos e Belutti, a Turma do Pagode e o Hungria Hip-Hop agitarão a cidade serrana.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa Nacional do Pinhão – 10 de junho.

Já no sabadão, dia 10 de junho, shows de pagode e sertanejo serão acompanhados no palco nacional da Festa do Pinhão. O cantor Alexandre Pires e a dupla Bruno & Marrone agitarão a cidade serrana com os sucessos carimbados na música brasileira.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Shows gratuitos

A maior festa da Serra Catarinense, a Festa do Pinhão, também terá shows gratuitos. No dia 8 de junho, quinta-feira, sobem ao palco as dupla Munhoz e Mariano e Tay e Nara e a banda Dazaranha. Já no dia 10 de junho, sábado, Rodrigo Dias e Jads e Jadson animarão o público presente no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ingressos e setores

Os ingressos estão sendo vendidos por meio do site do evento neste link, cujo setores são:

PISTA: Setor no formato pista, em pé e com amplo espaço.

ÁREA VIP – Entrada exclusiva; Setor no formato pista, em pé e com amplo espaço; Mais próximo ao palco que o setor Pista.

BACKSTAGE – Entrada exclusiva; Visão privilegiada na frente do palco; Lounge de descanso; Apresentações exclusivas; Área Coberta; Piso Easyfloor; Banheiros exclusivos; Visibilidade exclusiva da aérea dos artistas (camarins, palco e sala de imprensa).

Mapa da festa

Recanto do Pinhão

O “Recanto do Pinhão Aracy Paim” é outro espaço na cidade dedicado aos moradores e visitantes de Lages. Montado na Praça João Costa, a estrutura vai receber entre 1º e 24 de junho, diversos boxes de gastronomia de entidades beneficentes, artesanato e atrações artísticas e culturais da região estarão disponíveis no espaço.

Foto: Organização Festa do Pinhão/Divulgação

Realeza da Festa do Pinhão

Uma das festas populares de Santa Catarina, a Festa Nacional do Pinhão escolheu a realeza da edição de 2023. Mariane de Carvalho Vialli, Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira e Maria Getrudes Brusius foram eleitas, respectivamente, como rainha, 1ª e 2ª princesa.

Além de ser a cara da festa, a realeza representa todos os lageanos, e possui a missão árdua e encantadora nos próximos dias de, juntas, percorrer as principais cidades do Estado e até do Brasil, divulgando a festa.

Empresa gaúcha organiza a Festa do Pinhão 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Opus Entretenimento, do Rio Grande Do Sul, foi a vencedora da licitação e vai realizar a Festa Nacional do Pinhão. O lance vencedor foi de R$ 400.500,00 e a empresa deve anunciar, nos próximos dias, as atrações que movimentarão a cidade de Lages.

Em entrevista à Rádio Clube de Lages, Ricardo Avlis, representante da Opus/Ame falou sobre a expectativa em tocar a festa. “A gente vai fazer tudo pra entregar a festa com toda a sua beleza, entregar a festa como ela tem que ser. Vamos montar um casting mais uma vez em tempo recorde. No ano passado foram 45 dias, 50″, disse.

Conheça a história da Festa do Pinhão

Desde 1973, a Festa do Pinhão divulga a cultura serrana, atrai turistas, movimenta a economia local e divulga a cidade de Lages pelo Brasil afora. A primeira edição foi uma pequena comemoração comunitária, realizada na Praça João Costa, reuniu muita música, dança e pinhão cozido e gratuito a todos.

Como a região possuía muitas araucárias, e colhia-se muito pinhão, decidiu-se que o Pinhão seria o tema da festa. Em 1989 a festa entrou oficialmente para o calendário da cidade, sendo lançada como 1ª Festa Nacional do Pinhão. A partir de então, cresceu e expandiu suas fronteiras, atraindo a cada ano mais e mais público e mais expositores, trazendo shows de grandes nomes do cenário musical nacional.

A celebração da Festa do Pinhão é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lages, com o apoio da iniciativa privada. Um evento importante que enche de orgulho os catarinenses, movimenta a economia local e ainda contribui com a valorização cultural do município de Lages e da região serrana.

Foto: Alessandra Simionato/Rádio Clube de Lages

Festa do Pinhão 2023: Programação começa hoje e vai até o dia 11 de junho

Vídeo: SCC News / Reprodução

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×