Cotidiano Compartilhar
Se liga, hein!

Golpes na internet e fraudes na Black Friday: Procon de Lages alerta consumidores

Falsas promoções, sites clonados e produtos não entregues estão entre os principais golpes

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

Com a chegada do final do ano, as compras pela internet ganham força, especialmente com promoções atrativas da Black Friday. Porém, esse período também é marcado pelo aumento de golpes e fraudes online. Segundo uma companhia de inteligência de dados e soluções antifraudes, as compras virtuais no mês de outubro registraram 176,7 mil tentativas de fraude.

Para a Marines Roque, coordenadora executiva do Procon de Ilages, um ponto importante que deve ser levantado na hora das compras, é o cuidado com golpes que envolvem falsas promoções.

Falsas centrais de crédito, vêm sendo utilizadas para fraudar e praticar golpes contra os consumidores. O mundo digital trouxe inúmeras facilidades para a nossa vida, mas também abriu espaço para esse tipo de atuação de golpistas. Criminosos usam diversos métodos para enganar os consumidores. Ligações, SMS, mensagens pelo WhatsApp, e-mail e outras formas, através até de ligações. É importante a gente destacar que envios de links, confirmações através de ligação telefônica, confirmações de dados pessoais ou de documentos, leituras de QR Code, dentre outros tipos de fraudes, estão sendo rotineiramente utilizados por esses golpistas para prejudicar os consumidores, diz Roque

Outro ponto destacado pelo Procon de Lages, são para golpes que envolvem valores irreais em produtos. Neste caso, quando o comprador clica no link da falsa promoção, os dados do consumidor podem ser clonados ou roubados.

O advogado Vitor Guerra, presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB de Lages, destaca quais são esses cuidados tão necessários neste período do ano.

Com a chegada do fim do ano, estamos no período da Black Friday e das compras natalinas. É uma excelente oportunidade para aproveitar promoções, mas é fundamental tomar alguns cuidados para evitar transtornos e golpes. Se você for comprar em loja física, avalie bem o produto e confira a política da loja sobre trocas, pois nessas compras, as de loja física, a lei não garante o direito de arrependimento.

Guerra também destaca que em compras online, o consumidor tem até sete dias a partir do recebimento do produto para desistir da compra, não importa o motivo.

Entre os principais golpes registrados estão falsas promoções em redes sociais, sites clonados, produtos nunca entregues. E os especialistas recomendam que o consumidor pesquise o histórico da loja, use sites como Reclame Aqui ou consulte o CNPJ da empresa.

Além de preferir métodos seguros de pagamento, como cartão de crédito, que oferecem programas de proteção ao consumidor. Desconfiar de descontos  excessivos, como ofertas muito abaixo do preço médio, geralmente indicam fraude.

O Procon de Larges também pode ajudar em orientações e também para registrar reclamações de consumidores lesados através do contato 3019-7457.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.